SABEDORIA, HABILIDADE E ATITUDE

Maria Getulina era uma simples sertaneja que vivia no médio Jequitinhonha com seus dois filhos: Eduardo e Luiz Antônio. Quando os dois filhos eram ainda muito pequenos, com diferença de um ano e meio um do outro, Seu Feliciano de Jesus veio a óbito depois de ter sido picado por uma cascavel lá no alto do cerrado. Como era longe e ele estava a pé, até que chegou à sua casa com a perna amarrada com um cipó que lhe serviu de garrote, já era tarde de mais. Correram com ele num dentro de um jeep para o Hospital de Pedra Azul, mas o pobre sertanejo chegou ao pronto atendimento já sem vida.

A vida de dona Maria Getulina, mulher trabalhadeira naquelas encostas escaldantes das montanhas mineiras. Pois agora ela passava a ser mãe e pai ao mesmo tempo e o tempo todo.

Dona Maria com a sabedoria que tinha, acumulada dos bons costumes, foi educando o Dudú e o Toinho nos caminhos da ética, da verdade, da justiça e o respeito às pessoas.

Aquela senhora humilde e simples ia para o roçado todos os dias e levava os meninos, eles ficavam brincando enquanto ela lavrava a terra. Não quis ter outro amor, pois dedicou seu amor aos dois herdeiros que estavam crescendo e ganhando vida.

Com sua sabedoria, dona Maria foi ficando habilidosa para conduzir as coisas do lar e da terrinha que tinha por herança de seu amado pai. E como ela foi feliz na criação de seus meninos!

Mulher sábia por natureza, mulher de atitude, astuta no dia-a-dia, conseguiu fazer com que aqueles meninos órfãos de pai, tornassem grandes homens e homens respeitados naquelas bandas de Pedra Azul.

Hoje, Dona Maria já é idosa. Seus filhos lhe deram netos e agora bisnetos. Uma história de amor misturado com sabedoria, ação verdadeira e habilidade adquirida ao longo da vida.

O Jequitinhonha é lindo. Por dentro e por fora. Cada entranha de montanhas encontram-se experiências vividas a perder-se de vista.

Essa é uma delas!

É isso aí!

Acácio Nunes

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 07/06/2017
Código do texto: T6021089
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.