A Quadratura do Círculo- cap. 34

Depois dessa minha divagação, volto a encarar o professor Avogadro; ele percebeu que pensava em algo, mas não lhe expus a minha conclusão, embora talvez adivinhasse; ao invés disso, resolvi troçar e lhe disse a respeito de minha teoria , que vinha matutando há um tempo, um pouco por brincadeira, um pouco a sério; queria ver qual seria a sua reação:

-Professor, tenho uma teoria pra você, que ando criando ( ele encompridou as orelhas para ouvir; por incrível que pareça, estava amável hoje); é o “efeito melancia no pescoço”!

-Como é que é? –estranhou a princípio.

-Sim, está cheio de indivíduos vaidosos no mundo; vaidosos e inseguros de si; tanto é que fazem alguma coisa para se destacarem frente aos demais; ou pintam os cabelos de roxo-fosforescente, ou usam um paletó verde-oliva; nada contra, cada um tem o livre-arbítrio e faz o que quiser; teoricamente, pois sempre há as comadres que vão fiscalizar sua vida tim-tim-por-tim-tim; você é livre, mas há os fiscais de plantão. Mas voltando ao ponto: por que, mesmo com tudo isso, há gente que age em desacordo com as normas-padrão da sociedade? Como já disse, a vaidade de querer ser diferente ou para querer se destacar na multidão ou é ignorância mesmo.

Com isso temos o tal “efeito melancia no pescoço”, e não é só em relação a vestimenta; pior ainda aquele que quer se passar por culto e fica lhe jogando na cara “ o mestrado em não sei o quê que fez não sei onde”, ou pior ainda aquele que fica lhe mostrando cada cômodo da casa que “construiu com muito trabalho e sacrifício”; a vida dele é lustrar a casa; ele vive pela casa, não é a casa ou sítio ou apartamento existe em função dele. É como dizem por aí: “ quer aparecer? Pendure uma melancia no pescoço!”

O professor Avogadro ouvia atentamente a minha exposição; quando terminei, ficou quieto por um tempo, depois suas feições mudaram; desatou a rir, como nunca o tinha visto, sempre tão taciturno e compenetrado:

Há,há,há, há! Essa foi boa! Até que você tem imaginação ao criar um teoria esdrúxula como essa; não deixa de ter razão em alguns pontos, apesar da ingenuidade. ( Depois consultou o relógio) Xí, já é tarde; vamos embora!

Jogou umas moedas no balcão; sempre pagava e nunca exigia o troco; uma figura esse professor Avogadro!