RECADO PARA O AMIGO JOHN...

Da esquina das avenidas João Dias com Barão do Rio Branco, em Santo Amaro, bairro da região sul da cidade de São Paulo, o nosso caçador de metáforas, a olho nu, pôde, hoje, logo cedo, pela manhã, constatar a existência de mais um traço na skyline(1) paulistana...

Era um novo planeta, provisoriamente identificado como zxhut1, a mais recente descoberta da cosmologia e dos astrofísicos de plantão. O mais novo companheiro de Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Netuno, Urano e Plutão...

Zxhut1 já fazia parte do sistema solar, e, em breve, constaria de todos os livros escolares, atlas geográficos e compêndios de astronomia...

Veja, amigo John!!! O sonho não acabou, nenhum meteorito contra nós se chocou e aquele iglu(2) azul, feito móbile de berçário, há de continuar a divertir-nos, a fazer-nos querer tocá-lo com a ponta dos dedos.

(...) O que diriam hoje Nostradamus(3), as sagradas escrituras, os desbravadores dos sete mares, os navegadores do espaço sideral, e todos os arautos do final dos tempos ... E os nossos avós!? O que diriam todos!?

Veja, amigo John, como estão movimentados os pontos de ônibus e as estações do metrô. E como continua travado o trânsito da cidade a esta hora da manhã, e quão aflitas parecem as passarelas de pedestres...

(...) Ah! amigo John, como nos fez bem aquela soneca pós-almoço; nada melhor que colher girassóis em Vênus, tangenciar os anéis de Saturno, e, já em Júpiter, oferecer flores do mato às Três Marias...

Veja, amigo John!!! O sonho não acabou, nenhum meteorito contra nós se chocou e aquele iglu azul, feito móbile de berçário, há de continuar a divertir-nos, a fazer-nos querer tocá-lo com a ponta dos dedos.

Somos nós, amigo John, baby boomers do século XX, os sobreviventes de 14 e 39, de "Coréias" e "Vietnans", aqueles que, de mãos dadas, haveremos de dar todas as chances à paz...

E como é bom poder lavar a alma com o champanhe da vitória, tal qual Ayrton fazia... acreditar na supernova(4) que brilha em cada um de nós...

Claro que aprendemos as lições com os Heróis do Olimpo... Já podemos ultrapassar barreiras, dar saltos ornamentais, quebrar recordes, desafiar cronômetros e trampolins, surpreender a própria anatomia...

Mire-se no exemplo de Vanderley (5). Não foi por acaso que tudo aquilo aconteceu em Atenas...

Somos nós, amigo John, os alquimistas da nova era, os argonautas(6) do cotidiano a buscar nos sete mares a fórmula mágica da lúdica felicidade...

Veja como o céu está azul, e como viajam serenas e determinadas aquelas nuvens diáfanas, a levar esperança de colheitas fartas aos eólicos campos de trigo...

E como é bom acreditar que amanhã fará sol aqui na Terra... Somos nós os Vanderleys, os Ayrtons, os Joões, as Marias e os Josés... Sentimos muito, amigo John, mas já não sabemos mais viver sem sonhar.

Veja amigo John, lá no alto, bem acima das nuvens, pra lá do bem e do mal, já quase fora do nosso raio de visão, aquele iglu azul, veja como ele também não para de girar ao redor de si e da estrela de todas as manhãs...

Uns dizem que é por isso que a lua anda tonta... Outros dizem ser por causa da Estrela Dalva...

E ainda há aqueles que, com todas as letras e com todos os números, afirmam ser por causa de um novo companheiro chamado Zxhut1...

Agora, imagine só, amigo John, imagine só se não houvesse o céu... O que seria de nós, amigo John !? O que seria de nós!?

FIM

Conto de Zizifraga

Janeiro de 2017.

Notas:

(1)Linha imaginária formada pelo topo dos edifícios no céu.

(2)Casa em forma de cúpula construída pelos esquimós com blocos de neve compacta.

(3)Astrólogo francês (1503-1566) de profecias apocalípticas, muitas das quais, em meados do século XVI, acolhidas pela corte francesa.

(4)Estrela de brilho intenso e repentino. Embora frequentemente observada em outras galáxias, apenas três delas o foram em nossa galáxia.

(5)Conquistou, de última hora, a medalha mais improvável das que o Brasil ganhou nas Olimpíadas de Atenas. Um brasileiro natural de Cruzeiro do Oeste, PR. Nascido em 11 de agosto de 1968. Vanderley Cordeiro de Lima é corredor de maratona e ex-bóia-fria.

(6)Mitologia grega. Heróis gregos, tripulantes da nau Argo, que, segundo a lenda, foi a Cólquida, atual Geórgia, em busca do Velo de Ouro.

FIM

Conto de Zizifraga

Janeiro de 2017.

Zizifraga
Enviado por Zizifraga em 18/01/2017
Reeditado em 20/01/2017
Código do texto: T5885664
Classificação de conteúdo: seguro