VOCÊ É PRECONCEITUOSO? = EC
Ainda sou. Se não fosse não saberia o que é preconceito, pois desde o momento em que afirmamos que os " diferentes" ... estamos admitindo que existem "diferentes" e que eles devem ser vistos como iguais, etc. etc. No meu modo de pensar, só quando esquecermos do preconceito ele deixará de existir.
Mas, vamos ao conto de hoje.
POR QUÊ?
Seu nome era Branca mas a sua pele tinha a cor do azeviche.
Menina de rua,literalmente. Desde que a enchente levara o barraco com seus poucos pertences, a família toda vivia na rua.
Os pais não conseguiam arranjar uma ocupação fixa por serem sujos e maltrapilhos. (quem não seria sujo e maltrapilho se não tivesse onde tomar um banho nem como lavar as roupas?) para sobreviver faziam o que podiam..
Mas, aproximava-se o Dia das Mães. As lojas enfeitadas exibiam suas mercadorias nas vitrines e a propaganda induzia os filhos a comprar algo para homenagear as mães no seu dia.
Branca queria muito dar um presente para a Mãe:
- Coitada! Não tem nada bonito, acho que nunca ganhou um presente.
Mas presentes custam dinheiro e Branca não tinha nenhum. Que fazer?
Resolveu ir mendigar na feira livre. Era o melhor lugar para se ganhar trocadinhos das mulheres que faziam compras.
Eram dezenas de crianças, meninos e meninas, que disputavam o "mercado" e usavam todos os estratagemas possíveis para sensibilizar as madames.
- Me dá um troquinho para eu comprar um pastel? Estou com uma fome!
- Não tenho!
- Não posso!
- Você não sabe que é proibido pedir esmolas?
Algumas compravam o pastel e davam pra ela
Branca não agüentava mais comer pastel.
Mudou de tática:
- Dona dá um trocado para eu comprar leite pro meu irmãozinho?
A mulher comprou o leite e deu a ela:
- Leve para o seu irmão!
- Que droga!
Agora não podia mais usar a desculpa dó leite e ainda tinha que ficar segurando a caixa.
Uma senhora de idade derrubou uma moeda que rolou para baixo da banca:
- Pode pegar para você.
Branca deitou no chão, enfiou-se sob a banca, arranhou o braço e pegou a moedinha de 10 centavos.
Desanimada, já ia embora desistindo da idéia de comprar o presente quando viu uma carteira no chão.
Pegou, abriu e viu que tinha algum dinheiro. Não muito, mas o
suficiente para comprar alguma coisa.
Correu até a banca de artesanatos e ficou extasiada diante de tantas maravilhas sem saber o que escolher, agora que tinha dinheiro e podia comprar.
Estava indecisa entre um colarzinho dourado, uma echarpe colorida ou um vidro de perfume, quando de repente alguém a agarrou pelo braço:
- Você roubou minha carteira!
- Não! Eu não roubei! Eu achei ela caída no chão!
- Mentira! Ela estava dentro da minha sacola; Você pegou da lá, sua negrinha, ladrona e mentirosa!
Branca rebateu:
- Sua fffffffffffffffff
O guarda chegou, atraído pelos gritos e agarrou o seu braço..
Branca desesperada deu uma mordida na mão dele quando ele a segurou e ele, raivoso, arrastou-a até a viatura e levou-a ao Juizado de Menores.
O Juiz entendendo que a família não tinha condições de ampará-la decidiu mandá-la para a FEBEM.
Antes de sair, porém, Branca pediu ao Juiz:
- Posso fazer uma pergunta?
- Pode
- Por que é que quando alguem xinga um jogador de futebol de macaco vai preso e aquela mulher me chamou de "negra", de "ladra" e de "mentirosa" e eu que fui presa, não ela?
********************************************
Este texto faz parte do Exercício Criativo - Você É Preconceituoso?
Saiba mais, conheça os outros textos:
http://encantodasletras.50webs.com/voceepreconceituoso.htm.
Saiba mais, conheça os outros textos:
http://encantodasletras.50webs.com/voceepreconceituoso.htm.