Uma Carta Para Minha Mãe

Mãe, o que escrevo faço sem pressas alguma pois a vida é tão pequena. E tudo o que escrevo te envio com papéis velhos e pouquíssimos novos. Vai tudo dentro de uma garrafa de vidro.

Mãe, não sei por onde começar. E nem mesmo me lembro o dia em que me deixaste naquele lugar. Lugar sujo mãe, escuro e de cheiro horrível. Não sei o motivo de sua atitude mas, eu imaginei tantos. E em todas as vezes eu imaginei eu sofri. E qualquer que fosse o motivo, ainda não era o motivo.

Longe de teus olhos e afastado dos teus cuidados eu vivi e vivo até hoje longe de você.

Em lugares que a existência do misto de lágrimas com saudades, de rancores com decepções, e alegrias furtivas mãe, eram tão comuns como os dias e as noites que se foram. Mas os dias com meu filho superaram os dias sem teu o amor e afeto.

Sinceramente, são tantas coisas que eu gostaria de lhe dizer. E outras tantas que eu gostaria de lhe perguntar. Se soubesses das novidades acho que ia amar. Mas não sei escrever tudo isso porque as palavras insistem em sumir da minha mente e correr por entre os meus dedos. Me sinto de certo, recompensado pelo filho que Deus me deu. Amo abraçá-lo. Foi então que perdi a esperança de te encontrar depois daquela última lágrima mãe.

Sei que todas as palavras ficarão comigo, não há uma forma ou jeito de lhes entregar a metade delas. Mas mesmo assim ainda te escrevo mãe, como quem envia pelo céu uma mensagem escrita num aviãozinho de papel.

Não tenho esperança alguma de que chegue algum dia em suas mãos ou sejam lidas pelos teus olhos mãe.

Sabe minha mãe, ainda vejo os calendários buscando alguma coisa diferente ,um sinal de nossa existência talvez, mas as datas permanecem iguais. Com o aniversário do seu neto, agora tenho para onde olhar na folha de papel pendurada na lateral da geladeira. Tenho saudades dos carinhos que não tive e sinto falta dos teus olhos mãe. Por muitas vezes imaginei os teus risos e a cor dos teus sorrisos e desisti de olhar pra mim mesmo. O que ocorre com tudo isso é que ainda sem perceber, hoje repito essa mania procurando traços teus através de meu filho.

Saudades de quando você ia me buscar na escola e juntos íamos de mãos dadas pra casa, que pena nunca terei. Fico pensando como foi a sua infância. Mãe, qual seria a data de seu aniversário, sua profissão e seus sonhos? Meu filho quando tinha quatro anos de idade quis ser palhaço, para tão somente fazer rir as pessoas doentes nos hospitais. Ele tem tantos sonhos, impossíveis e possíveis, mas sempre lhe digo que todos estão ao alcance de suas mãos.

Mas ainda tenho saudades do que eu não tive. De você me por pra dormir mãe, ou então eu te chamar no meio da noite com medo e receber o seu abraço. De me ensinar a falar e andar. Lembro que meu filho aprendeu a falar primeiro mamãe e quando ele começou a andar tive medo que se machucasse. A mãe dele ria.

Da sua mão sobre a minha cabeça e o seu abraço quando eu passei de ano escolar mãe, também sinto saudades. Essas lacunas na minha história por tantos anos me fizeram pensar em tantos porquês. E percebi que não tinha descoberto nada mais do que já não sabia.

Nutri ódio certa vez e me arrependi depois quando vi à minha volta vários outros barcos. E haviam outros comigo e tiveram de remar junto comigo por esse mar. De início sem motivos alguns, mas depois aportarmos no mesmo lugar que todos os outros navios já tinham atracado. Eles com suas mães e nós sem as nossas. Espero que não tenhas caído no mar mãe.

A vida se seguiu e meu filho sem avós e eu sem mãe. A idade veio chegando e desisti de imaginar momentos e palavras. Aprendi que tanto pra mim e tanto pra você tudo correu para esse fim.

Hoje estou mais velho do que as minhas antigas lágrimas e a minha velha solidão. A dor maior foi quando descobri que no mundo existia uma mãe para seu filho. Isso doeu tanto que a dor fugiu de dentro de mim por não haver mais espaços enquanto eu estava dormindo. Mas quando ele nasceu a dor não pôde mais voltar.

Não quero extravasar o que vivi, nem ponderar nos acontecimentos passados. Se houve perguntas, foi porque eu realmente não sabia das respostas. Desejo tanto que sejas feliz e que assim tenhas vivido mãe. Espero que as águas que vem e vão do oceano levem pra você mãe aquilo que não podemos viver juntos. Porque do lado de cá eu deixei tudo dentro da garrafa.

Hugo Deff
Enviado por Hugo Deff em 10/03/2016
Reeditado em 04/05/2020
Código do texto: T5569717
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.