SER JUDEU É ...

Avraham Rocha era um estudante de medicina. Por ser judeu, seu modo de vida provocava curiosidade entre seus colegas e muitos lhe perguntavam o que, afinal, era ser judeu ao que ele lhes respondia.

- ser judeu é amar a si, primeiramente.

Essa resposta era logo questionada. - Mas, como? Isto é egoísmo!

Ao que Avraham, pacientemente retrucava.

- O amor a si é o início do amor ao próximo. Quem não consegue amar a si próprio, jamais conseguirá amar o outro. Ah! Mas não é um amor de destruição de si. Ao contrário, é um amor que se revela em suas atitudes para consigo mesmo, por exemplo: não fumar; não ingerir alcóol, ou alimentos comprometedores do bom funcionamento do organismo; não se drogar [mesmo com medicamentos desnecessários, somente em último caso]; pensar e refletir muito antes de agir de forma que cause dano a si e a outrem; praticar exercícios saudáveis [como a caminhada]; e etc...

Avraham costumava dar todas as instruções e seus colegas lhe perguntavam com qual professor havia aprendido aqueles pontos interessantes.

- Aprendi na Torah!

- Isso é religião, Avraham!!! [risos dos colegas]

- Não! É prática cotidiana de vida sã! Religião é ir à sinagoga todo Shabat! Respondia Avraham de forma humorada, mas com sabedoria.

Suely Rocha Haussler Rodrigues
Enviado por Suely Rocha Haussler Rodrigues em 27/01/2016
Reeditado em 27/01/2016
Código do texto: T5524685
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.