O CLUBE DOS INTELIGENTES

O bar da Parada era o último lugar visitado por caminhantes da noite na rua dos barateiros. Este bar fechava as portas apenas quando amanhecia o dia. Ali acolhia-se o rescaldo de uma noite intensa dos boêmios. Os visitantes deste bar pertenciam as classes sociais mais baixas da sociedade. Mas quando eles estavam muito bêbados transformavam-se em médicos, psiquiatras e advogados. Outros assumiam papeis de atores de cinema e tv. Uma minoria dos clientes deste bar fazia parte do Clube dos Inteligentes. Glauber Feliz presidia esta "entidade" e também era especialista em declamar versos e ainda cantarolava músicas de sua autoria. Ele também liderava o Coral dos Bêbados. O Coral dos Bêbados era um produto do Clube dos Inteligentes e tinha tocadores de caixa de fósforos, assobiadores e estriladores de língua. Toda noite os componentes se reuniam para os chamados "concertos". Eles compareciam religiosamente a meia-noite. Os sons produzidos por estes "músicos" não incomodavam os vizinhos pois ali era um bairro boêmio. Todavia quando passavam as loiras e morenas do prostíbulo Noite da Cinderela os "músicos" cessavam os sons para reverenciar as damas da noite. O grupo era composto por dez pessoas. Porém Glauber Feliz notava que a cada ano desaparecia um componente daquele grupo. Os "sócios" deste grupo não revelavam a causa destes desaparecimentos. Eles diziam apenas que os companheiros foram "convocados" para tocar em outra orquesta. Mas na verdade quem "convocava" estes "músicos" era uma mulher chamada Cirrose. Certa noite os participantes do clube notaram a ausência de Glauber Feliz. Eles não começavam os "trabalhos" sem o seu líder. As horas avançavam e já passava da primeira hora do dia seguinte e nada do líder. Gago, um dos "músicos", ligou para a casa de Glauber. Alguém atendeu com uma voz estranha, arfando, quase chorando. A voz dizia que Glauber não poderia mais liderar o grupo e em seguida desligou o telefone. Gago ficou estupefato e olhando para os companheiros, disse: - O nosso líder foi tocar na orquestra maior. Todos ficaram tristes e foram embora para as suas casas. Talvez fosse o fim daquele clube que atuou por mais de dez anos. O grupo iria se separar para sempre. Quem iria liderá-los?. Na manhã seguinte os componentes do Clube foram à casa de seu líder. Eles encontraram a residência silenciosa, e logo pensaram que o querido líder já tinha viajado para encontrar com a grande orquestra. Dias depois souberam que Glauber Feliz acertou na loteria e viajou, mas foi para a Flórida. Outro detalhe era sobre a voz arfante do telefone. Na verdade a dona daquela voz foi a amante de Glauber contando os milhões que ele ganhou do prêmio. Ele aposentou de vez a sua "profissão" e não iria "reger" mais nenhuma orquestra. Glauber iria viajar e conhecer todos os lugares do mundo. Afinal estava rico.

Levi Oliveira
Enviado por Levi Oliveira em 20/12/2015
Código do texto: T5486402
Classificação de conteúdo: seguro