Um Frustrado amor

Prof. Holanda

Carregava sempre sobre os ombros um saco. Era de estatura mediana, moreno, calado. Andava balbuciando frases inaudíveis. Às vezes, o olhar metia medo. Crianças, até mesmo adultos, procuravam dele fugir. Era uma pessoa com distúrbios mentais. Também ficava possesso principalmente quando “matava o bicho” com cachaça, cortesia, muitas vezes, de algum bodegueiro inescrupuloso ou que desconhecia a doença que atormentava aquela solitária criatura.

Sua terra de origem era Pindoretama, a princesinha do litoral leste cearense. Ainda hoje, quando passeio por suas ruas, sua figura e as lendas sobre ele afloram, pois guardei-as na memória.

Dele eu tinha medo. Ao longe, quando o avistava, escondia-me atrás da porta, vendo-o passar em frente a minha casa. Uma das histórias que gravei era que ele “virava lobisomem”. E eu temia lobisomem, pois este feroz animal comia fígado de criança.

Quando saía eu para a caçada aos passarinhos e pisava no local onde burros, cavalos, jumentos se espojavam, arrepiava-me todo, pois era sinal de que à meia-noite, nosso personagem transformava-se em lobisomem. O segredo do encanto era espojar-se como animal. À medida que se espojava, os pêlos do bicho se espalhavam por todo o corpo. Sua face se transfigurava. Os olhos eram verdadeiras tochas de fogo. O queixo crescia; as orelhas faziam “lepo-lepo”, a partir do momento em que o homem fera sacudia o corpo para livrar-se da areia. Nesse instante, vagava pelos quintais das casas, debaixo dos mangueirais. A lua, corroborando com o encanto, escondia-se por entre as espessas nuvens. A fera soltava uivos que assombravam a todos.

Segundo contam, Joventina era apaixonada por ele, mas essa paixão não era correspondida. Uma paixão assim faz qualquer mulher chorar sem sentir dor, parodiando o poeta.

Um dia, Manuel Belo, este era seu nome, fez uma visita a Joventina. Esta aproveitou o momento, pôs seu plano em prática. Raspou as unhas, misturando as raspas ao café e o serviu a Manuel. Em poucos dias, Belo apresentara distúrbios mentais. A simpatia, que era para conquistar o moço, tornou-se em feitiço e Joventina perdeu para sempre o amor de Manuel Belo.

O amor é um dos mais belos sentimentos humanos, mas, quando o confundimos com a paixão, pode acordar dentro de nós a fera adormecida.

Raimundo de Assis Holanda Holanda
Enviado por Raimundo de Assis Holanda Holanda em 25/06/2007
Código do texto: T540436