A roseira

Clara era uma jovem romântica e não via a hora de se casar com o belo jovem Ricardo, mas à medida que a data se aproximava, Clara ficava mais apreensiva em relação ao casamento, pois observava vários casamentos desfeitos ou casais que viviam um casamento de aparências.

Clara não queria isso para ela e sofria com essa angustia, mas não deixava que seu noivo percebesse, assim iam passando os dias e a data cada vez mais próxima, o avô de Clara, senhor Carlos, percebera que a neta estava cada dia mais triste e apreensiva e resolveu perguntar a neta o que estava acontecendo se ela não queria mais se casar ou se lhe faltava alguma coisa, a jovem pensou um pouco e respondeu ao avô:

- sim e não vovôzinho...

O senhor Carlos ficou um pouco confuso e pediu a neta que lhe explicasse melhor, Clara olhou para o avô sorriu meia que sem graça e disse...

- Meu querido é que está chegando o dia do meu casamento, contudo não sei se estou fazendo certo em me casar.

Seu Carlos olhou nos olhos da neta e perguntou:

Filha você deixou de amar o seu noivo?

Clara respondeu imediatamente...

- Não vovô, claro que não!

Sue Carlos sorriu e disse...

- Então filha porque você está tão confusa?

Clara respondeu ao avô...

É que vejo tantos exemplos de casais infelizes que tenho medo disso acontecer comigo também!

Seu Carlos era um homem sábio e inteligente, foi até o jardim pegou um vaso de mini roseiras e deu a sua neta e disse...

- Quero que você regue e cuide dessas flores durante 15 dias e depois deixe sem molhar e sem cuidar!

Clara não entendeu nada daquilo; no entanto, resolveu obedecer ao avô.

15 dias se passaram as o vaso de rosas estava lindo e florido perfeito. Clara parou de cuidar das flores e ao passar dos dias a roseira foi murchando e caindo, as folhas das flores secaram-se e dentro de 15 dias a roseira secou e morreu.

Seu Carlos chamou clara e perguntou...

- Filha pegue lá aquele vaso de rosas e traga aqui! Clara foi até o jardim e trouxe o vaso para o avô e disse...

- Vovô o senhor me disse para eu não cuidar dela e nem as regar; olha só elas morreram, estão secas!

Seu Carlos disse a neta... Está vendo filha assim também e o amor se você deixar de cuidar, regar e adubar o amor também morre. E ai filha não vai adiantar mais tentar cuidar nem regar, pois uma vez que morreu não vai mais brotar e nem florescer!

Clara correu e abraçou o avô e o agradeceu por aquele belo ensinamento.