“FILHA DE ARAÇUAI-MG”.:

Cidade dos cantos das araras... E passarinhos na gaiola. Saudades,
da mandioca e também da farinha..., O TOUCINHO e torresmo!
O artesanato de grande valia, enriquece o povoado de artesão com tanta dedicação.
O rio com águas às vezes cristalinas, em dias de verão.
Os pássaros nos arvoredos da cidade,
encantando quem passa; quem descansa e quem alimenta das delicias que se fazem.
O churrasquinho cheira a distancia, o milho assado na fornalha, e o cuscuz de milho que faz a boca ficar doce; com gosto de sabor de mel.
Araçuaí, cidade que foi pequena, mas, hoje conhecida por muitos viajantes que passam com suas famílias.

As araras fazem seus ninhos, depois chega os filhotinhos que se juntam em bandos rodeando a cidade, e faz brilhar com os seus coloridos de verdes e amarelas. Parece até com as cores da bandeira de nosso querido Brasil.
Não sei o porquê do nome; só sei que é a Minas Gerais, com cara de uai-sou!
Mulheres que lutam, que pega na enxada e também na capina. Com mãos calejadas; mas, trabalha com alegria. Mulheres valiosas, como perfume de aloés. Quando não está vendendo seus frutos colhidos, estão na fornalha preparando o cozido.
Os homens faz o plantio e os passarinhos vêm pra comer as sementes. Mas, fazem o espantalho, para correr com os coitados.

De anos em anos, muitas coisas foi acontecendo, o comercio foi crescendo, o povo agradecendo.
E com ele mais pessoas comercializando, fazendo as suas poupanças das vendas dos bijus, feito de farinha.
Da grande produção os chefões e coronéis fizeram da cidade devastada, uma cidade de pousadas.
“As araras acordam a gente, com seus cantos de encanto, que fazem de seus cantos a cidade de muitos encantos. Quem tá lá não quer vir pra cidade grande, pois vai perder os cantos desses passarinhos que acordam bem cedinho”.
Os lajedos com suas pedras em forma de penhascos deixa o lugar mais lindo, como se fosse uma fonte vinda de cachoeiras com suas águas brilhantes.

Outrora as mocinhas que eram quietinhas, hoje todas andam de motos bis, pra todos os lados mostrando suas marquinha do sol forte, que queima sem piedade.
As pessoas que por ai passam, ficam encantados com a valorização da cultura que cada vez crescem, com os talentos das mãozinhas, que não tem medo do trabalho que são oferecidos.
Embora muitas pessoas que não sabiam fazer nada, há não ser cuidar do lar, hoje se encontram trabalhando em lugares que nunca imaginavam.
Hoje considerada uma cidade da poesia, e com as casas antigas que seus donos deixaram para o histórico da cidade, faz das igrejas, e do vale uma riqueza interior... Pois; é uma cidade de valor.
Com a Capela do rosário, Santuário e Matriz, os povos se prostram de joelhos, para o Deus adorar com devoção. Sabendo das bênçãos que ainda receberão. Araçuaí, cidade que fazem muitas gentes alegrar-se com o sorriso das crianças. Com as rosas mais belas das praças; que inalam com seus cheiros, a quem por ali passarem. Ho! Cidade boa, cinto muita saudades sua, cidade onde eu nasci! Estudei no grupo escolar, que não conseguia passar, pois ia só pra brincar... Dona Ofélia que não posso esquecer, dos castigos que levei, porque eu não tinha educação, e só chegava na hora da merenda... E não aprendia as lições.
Hoje quando venho aqui, sinto saudade de meus pais, minha mãe, meu passado, que fico a emocionar...
Minha vó que muito amei; quantas colchas de rendas bordadas que fazia; para me ver bem quentinha. Com seu jeito amoroso de vó, que nem consigo esquecer...

“Agora não sei o que dizer” ! Quando vejo esta cidade, que um dia eu deixei, para cidade grande trabalhar; aonde vim morar. Mas, Lugar que muito, apanhei. Mas, com os erros eu acertei.
Depois de tantas lutas estudei e me formei. Dons, Deus me deu. Por isso hoje eu criei um site: de poesias, acrósticos poéticos, crônicas, e contos pra contar e divulgar pra todas estas gentes. Só posso dizer: amo-te! Araçuaí. Cidade que sua filha nasceu. Mas, que um dia volta as suas raízes parabenizando, os grandes, e os pequenos, os pobres e os ricos, a cidade e as regiões, que muito cresceu. Com meu olhar de águia; acredito na conquista dos povos que sonhei!
Meu,
Site: poesias. www.kyftten.recantodasletras.com.br



 
Angelly Negreiros
Enviado por Angelly Negreiros em 18/05/2015
Reeditado em 23/12/2015
Código do texto: T5245778
Classificação de conteúdo: seguro