O fazendeiro, o Escravo e o Agricultor

Um agricultor passava todos os dias, próximo a propriedade de um fazendeiro muito rico, esse fazendeiro era conhecido na região como homem Severo e mau, sob o domínio do fazendeiro, morava um escravo considerado por muitos como um homem honesto e trabalhador, e que apesar de ter a saúde debilitada, era humilhado e maltratado pelo patrão carrasco, sempre que o agricultor passava, via o escravo trabalhando sob as duras regras daquela fazenda, cansado de ver aquele escravo sofrer nas mãos daquele senhor, o agricultor resolveu ir até o fazendeiro e propor a compra do escravo, apesar da conversa rançosa, o patrão aceitou negociar. O preço era toda a economia dos últimos anos daquele humilde agricultor que em certo momento até pensou em desistir da compra, mas decidiu pagar pela "mercadoria". A mulher e os filhos da escravidão, acostumados ao chão que pisara aos poucos se despediam do ambiente com saudade. Ao chegar à pequena propriedade, O agricultor deu ao pobre homem, roupas novas, comida, abrigo e emprego. Anos depois o agricultor chamou o escravo, a mulher e os filhos e disse que o recompensaria pelos anos trabalhados, deu ao escravo certa quantia em dinheiro e a propriedade onde o escravo morava com a família, despedindo-se, o agricultor disse ao escravo que a partir daquele momento ele era um homem livre. Aquele escravo agora cheio de saúde e vitalidade disse ao agricultor: preso eu vivia, tu, oh meu senhor, foste lá e me resgataste, diante de tua autoridade sempre estive livre, aceito o dinheiro e a propriedade, mas enquanto eu viver, voluntariamente te servirei, Não pelo salário que me paga, mas como gratidão por tudo que fizeste a mim e a minha família. O agricultor disse ao homem que não era necessário, pois só fez o que achava correto. Não muito tempo depois, o mesmo homem que havia sido livre, fora visto trabalhando novamente para o fazendeiro carrasco.

Joanilson Mendes
Enviado por Joanilson Mendes em 08/01/2015
Código do texto: T5094838
Classificação de conteúdo: seguro