PRA ESCOLA

NASCI NUM LUGAR MUITO POBRE E MINHA FAMILIA ERA RICA EM MISÉRIA. A GENTE TINHA MAL O QUE COMER, POIS A COMIDA ERA MUITO ESCASSA.

ÀS VEZES PAPAI NOS COLOCAVA NA ESCOLA PARTICULAR. UMA ESCOLINHA EM RESIDENCIA CUJA PROFESSORA SÓ TINHA O PRIMÁRIO, 1° GRAU DA 1ª A 4ª SÉRIE.

MINHA PROFESSORA ERA SABIDA DIANTE DO ANALFABETISMO DOS DEMAIS E ELA NÃO SABIA ENSINAR A GENTE DIVIDIR POR DUAS LETRAS, TIPO, 460/23.

A GENTE MORAVA UNS 7 A 8 QUILOMETROS DISTANTE DESSA PROFESSORA E SAIAMOS DE CASA, MEUS IRMÃOS E EU, ÀS 11 E MEIA, A PÉ, PRA ESTAR LÁ NA HORA DA ESCOLA QUE ERA ÀS 13.

O SOL ERA UMA CRUELDADE DOS DIACHOS E A SEDE NOS ACOMPANHAVA CEGAMENTE E AS CASAS, RUM, MUITO LONGE UMAS DAS OUTRAS. ERA PENOSO ESTUDAR NO MEU TEMPO DE ESTUDANTE. PARA APRENDER O B A BÁ ANDEI MUITO A PÉ NO CHÃO QUENTE.

NOSSA ROUPA A MELHOR QUE TINHA. UM SHORTZINHO VELHO E ÀS VEZES RASGAVAM NA BUNDA PORQUE ERA ONDE MAIS SURRAVA. NOS RASGOES MAMÃE COSTURAVA OUTRO PEDAÇO DE PANO POR DENTRO DO SHORT E FICAVA REMENDADO. PRONTO. DAVA PRA USAR DE NOVO ATÉ O REMENDO SE RASGAR TAMBÉM.

O CADERNO ERA PEQUENO, PARECIA UMA CADERNETA DE BOLSO. CADERNO GRANDE E DE CAPAS GROSSAS COMO AS QUE COMPRO HOJE PARA MEUS FILHOS NEM EXISTIAM.

A SACOLA/BOLSA ESCOLAR? TINHA. A GENTE ERA MISERÁVEL MAS TINHA ESTILO. MAMÃE PEGAVA A EMBALAGEM DE UM PACOTE DE BISCOITO QUE ERA MAIS OU MENOS O TAMANHO DO CADERNO E FAZIA DESSE SACO A NOSSA SACOLA ESCOLAR.

COMO A ESCOLA ERA PADRÃO, DIGO, TODO MUNDO ERA MISERÁVEL, A GENTE NÃO OLHAVA A SACOLA DOS COLEGAS, SÓ ÀS VEZES QUANDO ALGUÉM COMPRAVA UMA BOLACHA DIFERENTE, DE OUTRO FABRICANTE QUE O SACO CHAMAVA A ATENÇÃO.

E ASSIM EU APRENDI ALGUMA LEITURA E ALGUMA ESCRITURA. HOJE, QUANDO DEITEI PRA RELAXAR, PEGUEI MEU ESPÍRITO FAZENDO AQUELE TRAJETO QUE FAZIA HÁ 35 ANOS MAIS OU MENOS. ESTAVA VINDO A PÉ NAQUELA MESMA ESTRADA QUE HOJE É POUCO USADA E NO MEIO DO SOL QUENTE. NÃO PASSAVA NINGUÉM PRA ME DAR CARONA. NESTE SONHO ME LEMBRAVA DE QUANDO CRIANÇA INDO E VINDO DA ESCOLA E NUNCA PASSAVA CARONA.

À TARDE A VOLTA ERA MELHOR. ÀS 15 HORAS AS AULAS TERMINAVAM E O SOL ESTAVA ENFRAQUECENDO O CALOR. ENTÃO A GENTE VOLTAVA E CANSAVA MENOS.

O SONHO DE HOJE ME FEZ LEMBRAR MINHA SOFRIDA INFÂNCIA, MAS BOA ENQUANTO MAMÃE VIVEU, POIS ELA SE FORA QUANDO EU TINHA 12 NOS.

SABE, A VIDA DA GENTE É UMA HISTÓRIA E TANTO!

CARLOS JAIME
Enviado por CARLOS JAIME em 26/09/2014
Reeditado em 28/10/2016
Código do texto: T4977176
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.