Quero lhe usar

Quando Zé nasceu, a vida disse:

_ Vai, Zé, me usar.

Ele pediu a padim Padre Cíço que ajudasse a ser famoso.

Padim disse:

_ Zé, Juazeiro já tem santo e só tem lugar pra um, mas lá pras banda de Asa Branca não tem santo.

Ele botou no matulão três rapaduras, um quilo de farinha, um cantil d'água, o chapéu de palha na cabeça e se espalhou no mundo.

Chegou numa cidade, procurou emprego, encontrou Senhorzinho Malta. Pediu emprego a ele.

_ Que tu sabe fazer?

_ Santo, seu moço!

Senhorzinho deu uma gargalhada de zombaria e ofereceu uma arma.

_ Cabra do nordeste é bom matador...

_ não é de lá o Lampião?

_ É, mas Lampião só teve um...

_ Você tem algum padrim?

_ Meu Padim Pade Ciço me abençou e disse que aqui não tinha santo.

_ Homem, menino, mas é coisa de pade Ciço. Ele nunca me faltou, sempre que mando um pro outro lado, peça a bença dele.

_ Vá fazer santo, mas não pode ser santo, porque Asa Branca tem dono...

Ele fez muito santo, deixou todo mundo com santo e como ordem de senhorzinho ninguém discutia, ele não podia ser santo. Pegou viúva Porcina e usou...

Senhorzinho o perseguiu, houve um tiroteio na cidade e ele desapareceu numa nuvem.

Tornou-se no Rio de Janeiro um contraventor de jogos de azar, exercitou seu lado Lampião, se sentiu-se feliz... amou, bebeu, bebeu. sorriu...

Em uma noite escura, uma velha feia e com uma foice sentou a beira de seu leito:

_ Zé, eu quero lhe usar!

_ Valha meu Padim Pade Ciço.

_ Filho, eu disse que não quisesse ser santo,nem Lampião, você teimou.

_ O senhor assiste novela?

_ Era só um papel...

_ Desde o seu nascimento, tudo foi novela, você aproveitou a vida como galã. Feche a cortina e termine o filme.

_ Padim, troca essa velha, pela Porcina!

_ Até nessa hora, meu filho, você quer escolher o personagem,

vá deixe a Maité Proença lhe usar.

_ De mãos dadas eles caminharam e uma nuvem os envolveu...

valene
Enviado por valene em 17/04/2014
Código do texto: T4773028
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.