No calor da noite

Acordava a todo instante para virar o travesseiro molhado. A noite,

mais quente dos últimos tempos.

Em minhas leituras do dia, como de costume, Tinha alternado entre dois livros, um romance e um livro de poesias. Uma Confraria de tolos de John Kennedy Toole, e a Terceira obra Poética do Borges. Dois grandes autores, dois marcantes destinos. Ontem aprendi sobre a solidão e a superação.

Por um lado, Borges que não se entregou diante das dificuldades da vida, e como aquelas lendárias árvores venceu as tempestades, e produziu muitos frutos.

Por outro, Toole, Uma grande promessa, que depois de escrever Uma Confraria de Tolos, não teve sucesso em encontrar uma editora que o publicasse. O sentimento de fracasso e rejeição parece ter agravado um quadro de depressão que ele já apresentava fazendo com que desse fim à própria vida aos 31 anos de idade, em 1969. Depois de sua morte, a mãe encontrou o manuscrito do livro e por acreditar que ali estava um grande livro empreendeu uma cruzada para vê-lo publicado. Dez anos depois de sua morte, o livro foi finalmente publicado e alcançou um sucesso tão grande que o autor recebeu um merecido e póstumo prêmio Pulitzer.

“Quando um verdadeiro gênio aparece no mundo, você vai reconhecê-lo por um sinal: todos os tolos se juntam contra ele”.

Até que um "Positive Deviant" apareça e se predisponha a olhar com atenção para o trabalho deste gênio. Observação minha.

A citação de Jonathan Swift, no prefácio do livro ressalta o grande escritor que perdemos, graças a arrogância dos editores frente aos novos autores.

Estou adorando esta leitura.

Bom voltamos ao calor da noite. Durante o curto período que consegui dormir com relativa continuidade, tive um pesadelo. Sonhei que o Dr. Cesar Khoury , o médico da novela Amor a vida, que além de cego ficou burro, estava na varanda em frente a piscina , tomando um whisky batizado por Aline, enquanto ela lia para ele um Livro, cuja capa me pareceu familiar. Ele a interrompeu para dizer o quanto ele a amava, e agradecia o carinho com que ela cuidava dele e do Junior. Em seguida sorriu e disse, meu amor, não vai ficar brava comigo, pelo que vou dizer. - O que é? Você não confia mais em mim Cesar? Bradou a astuciosa Aline.. Não meu amor eu só ia dizer que estes poemas que você anda lendo para mim, são ginasianos demais! Quem te recomendou este livro? Estiquei o olhar e consegui ler o nome do autor, Um homônimo meu, o titulo do livro também era homônimo do meu.

Acordei. Não tive coragem de ver o que Aline fez em seguida com o livro.

Hoje de manhã, enquanto preparava o café, fiquei pensando em outro grande escritor, também argentino, Ernesto Sabato, autor dos livros: Sobre Heróis e Tumbas, Abaddon- O Exterminador e O túnel, cujos personagens tem um certo sentimento estranho, como se fosse medo dos cegos, acreditando que eles formavam, uma confraria secreta internacional de grande poder para influenciar o que desejassem. Uma Confraria de cegos ou coisa assim.

Vou sair e comprar um aparelho de ar condicionado.