A água, o "peixinho" e o castigo



Elas eram tipo “carne e unha” “corda e caçamba” . Yonne e Walnice cursavam a mesma série, desde o início do curso, sentavam em carteiras vizinhas e na última fila da mesma sala . Depois de Yonne, sentavam Yve, Yrina, Yvone com um só “n”, Zulmira, Zelândia e Zenilda.
A amizade entre Yonne e Walnice era coisa de se admirar, exceto durante a eleição para prefeito da cidade. Uma seguia o partido dos pais e outra era do contra. E nem sabiam a razão. Questão de admiração, dizia Walnice, Dr. Carlos é muito simpático. Yonne retrucava: mais que Dr. Fernando? Nunca! Ela sempre convencia Walnice, que concordava com tudo. Neste aspecto porém não tinha jeito. Era discussão e “tô de mal” até a eleição terminar.Brabeza mesmo.Embora Yonne fosse chamada de "água morna" pelas colegas, e longe dela, não conseguia livrar-se de Walnice quando se tratava de eleições. "Um dia eu dou a resposta, espere para ver" pensava.

Mas o assunto é outro. Era o último ano do curso de Magistério, As provas finais constavam de exames escritos e orais, de todas as matérias, inclusive Desenho, Geometria, Matemática. Em todas, os “mestres” tinham na ponta da língua a pergunta certa para uma resposta que podia ser desenhada no quadro e acompanhada com uma explicação, um gráfico, o que fosse possível para enriquecer a resposta.. Matéria preferida de Yonne: Psicologia; a de Walnice qualquer uma que envolvesse números. Era, como se dizia “cobra” no assunto. Porém havia uma matéria para a qual havia uma disputa entre as duas: Biologia. O professor Rogério, um médico famoso , tinha em cada sala uma aluna que elegia como “seu peixinho”; a mais simpática, a mais “destravada”, a mais bem humorada, e , naturalmente, aquela que mais se dedicava à sua matéria. Escolheu a Walnice, para ser o bichinho dele, naquela classe. Mas não havia privilégios não. Tudo era igual para todas, era um mestre justo, competente e exageradamente disciplinador e perfeccionista. Para ele, as respostas deveriam ser dadas com todos os sinais, fosse a prova escrita ou oral: vírgula, interrogação. Dois pontos, aspas, etc., etc.

Prova de Biologia, uma segunda-feira. Yonne gostava muito de estudar, mas não aos sábados e domingos. Ela era taxativa. E dizia : “estudo muito a semana toda, acordo cedo, decoro, pesquiso, (em outros livros, claro, nem sonhava-se com computador) e não vai ser nos finais de semana que vou estudar. Sábado vou para a matiné no clube e domingo para o cinema e estamos quites. Prestativa e admiradora da destemida amiga, veio de Walnice a pergunta que não podia calar:
- qual o assunto que você não sabe?
-S ei todos, claro, mas não estou segura nas definições.
- de quê?
- da parte de células, em geral.
- está certo, disse Walnice. Intervalo de uma aula para outra. Sentaram sob a velha jaqueira, nos bancos de madeira que pareciam saírem do tronco e se posicionavam como raios; parecia uma árvore-sol com raios brancos e azul marinho. 
– Anota aí toda essa página e a seguinte. Vai cair isto, tenho certeza. Ela era demais! Acertava tudo o que cairia nas provas. Walnice marcou as páginas com uma dobra na ponta da página.
- Não faz isto! Não se dobra página de livro! Coloca um pedaço de papel para marcar!. Ordem obedecida.
Como o professor Rogério dividia a turma em pares e ímpares, Yonne, que era número 48, faria primeiro. Melhor assim, ficava logo livre, Walnice combinou: - Vou ficar abaixada junto à sua janela. Quando você precisar é só dizer o numero da pergunta. Mas lembre, quando eu istiver fazendo a prova, é você quem vai para o lado de fora ditar minhas restostas, certo?– Feito! Respondeu Yonne.
I-ni-ci-an-do! Ordem do professor. Advertência! Se pego alguém “pescando”, anulo a prova! Podem começar. Vou ditar as perguntas: primeira! E assim foi até a quinta. Pronto, pensou Yonne não sei nem a quarta nem a quinta. E disse baixinho. – Ouviu Walnice?
– ouvi sim, vai respondendo as que sabe e me avisa quando terminar. As meninas ouviam um zum zum , mas nada diziam, pelo contrário, quem estava ao lado ou atrás de Yonne “pegava o boi”.
- Posso falar?
- Fala o que você quer (Walnice nervosa e Yonne que é calma, tranqüila e adaptável como a água,) pensava em fazer uma pergunta curta. – o que é mitose?
O pessoal perto vibrava!
-É o processo de divisão celular ...indireta pela diferenciação dos cromossomos... e sua distribuição ...em duas partes iguais. Anotou?
- Só isto?
- Isto basta
- Tá, mas fala mais alto que ninguém está escutando...
- É o processo normal ... de divisão do núcleo celular ...em dois. Escreveu?
As perguntas continuavam e as respostas também. Risadas baixinho por toda a área do campo.O professor fingia ler em sua carteira e, devagarzinho, sem um ruído começou a passear entre os corredores da sala; parecia um homem indeciso a escolher produtos em um supermercado.
- O que mais? pergunta Walnice
- O que são mitocôndrias?
- O quê? Fala mais alto, não ouvi!
(risadas baixinho, incômodo na cadeira, lápis batucando...cadernos que caiam ) e... de repente ele, o professor estanca junto a Yonne e cruza os braços, assoviando.
- quem está assoviando?
Silêncio de enterro.
- ah! Mitocôndrias... anota aí... espera... mitocôndrias são organelas citoplasmáticas...
– devagar!! (após a saída do professor)
- ..com formas variáveis, responsáveis... copiou? Você ainda está ai´? Responde!!!!
- Yolanda, Yonne já saiu?
Silêncio total
- vou dizer: de novo: mitocôndrias são ...organelas citoplasmáticas ...com formas variáveis, responsáveis... pela respiração das células.
- O que mais?...Silêncio...
- Pede para eu ditar e não escuta nem responde...
- Escreveu... pela respiração das células?
- Alguém pode responder se Yonne já saiu: POR FAVOR!!!?
Mais silêncio. 
O professor volta para a carteira , senta-se. Alívio completo . Gol feito no centro! Feito?
- Walnice, o professor estava junto de mim!
- Danou-se, tô ferrada...
Devagarinho, como não quer nada,  ele sai da sala.
- Walnice o professor saiu da sala, será que ele vai...
E foi! Já estava lá junto a Walnice que, abaixada, junto à janela onde se encontrava Yonne, levanta-se de um salto. Professor Rogério aos gritos: -Muito bem! -Até você meu peixinho?! -Que decepção! Já para a secretaria, agora! Já! Anda!  Corre!

Bom... daí em diante, pulemos um espaço para finalizar a estória. Resultado: tres pontos a menos na prova de Yonne e Walnice (que faria a sua logo mais) e suspensão de um dia para as duas. Como Yonne já tinha respondido tres questões, valendo dois pontos cada uma., em um total de 5 perguntas, ficou com nota três..
O resto pode-se imaginar. Walnice nervosíssima na prova, logo depois do acontecido, conseguiu, também, apenas um três.e... recuperação para ambas . Passaram na prova oral, eram boas alunas, apenas inseguras. Formaram-se, e, na colação de grau receberam abraços do professor, alegremente recordando a malfadada troca de informações e rindo sem freio.