Adamastor

Se alguém perguntar em Macau quem é Adamastor Cotia ninguém saberá responder, mas se perguntarem por “Totinha” esse é o apelido dele, toda Macau saberá quem é. Mesmo para aqueles que viveram nos anos 50, 60 e 70 em Macau. Com 1,58 foi um dos melhores atacantes do Flamengo de Dona Pretinha, jogou quase toda carreira no mesmo time nas terras das salinas. Estamos nos referindo a Totinho, que tem como nome no seu registro civil de Adamastor e que iniciou a sua carreira de atleta do futebol no Vasco (de Armando) quando ainda tinha 12 anos de idade. Hoje, residindo no Conjunto Santa Catarina, em Natal, com quase 70 anos de idade, Totinho continua com o seu jeito bonachão, sempre risonho ao lado da família que constituiu. Nascido em Macau, na Rua Marechal Deodoro, começou jogar bola no campo das Salinas, onde a areia fofa dificultava as jogadas mais elaboradas. Seu primeiro time foi o Vasco, comandado pelo saudoso Armando de Zé Badalo. Depois, Totinho jogou pelo Flamengo, pelo ABC e América. Pendurou suas chuteiras jogando pelo Independente do conjunto Santa Catarina como volante, em Natal, junto com jovens de 20 anos. Aos 18 anos, quando veio servir o Exército em Natal, Totinho já era um craque afamado e foi convidado para jogar pelo Santa Cruz, pelo Ferroviário e pelo Guarani de Nova Descoberta. Quando cumpriu sua obrigação militar, Totinho foi convidado a mostrar seu futebol na Seleção de Assu. “Veio uma pessoa do Asa de Arapiraca me buscar pra eu jogar lá. Eu não fui por causa de uma namorada muito bonita que eu tinha lá em Assu”, disse sorrindo. Mas a maior história de Totinha é quando ele foi jogar pelo América de Macau. Estava acontecendo um baile de carnaval e queria brincar o carnaval, o Zé Alves sabendo desse fato conversou com o mesmo e fez um acordo pagaria os 50 contos para ele jogar pelo América. Era o preço para pagar a entrada no baile. Depois do acontecido Nazareno que era esposo de Dona pretinha veio me indagar e contei a história toda. Na outra semana, Nazareno (que era Presidente do Flamengo) arranjou os 50 contos. Devolvi a Zé Alves e voltei para o Flamengo. Mas mesmo assim ainda joguei uma partida pelo América de Zé Alves e fiz dois gols.

Izan Lucena Lucena
Enviado por Izan Lucena Lucena em 31/05/2013
Código do texto: T4318347
Classificação de conteúdo: seguro