ÁGUAS E ÁGUAS

Eu e um amigo conversávamos sobre a seca. A dura seca que sempre atinge algumas regiões brasileiras e lembrei-me da tecnologia israelense. Disse ao meu amigo.

- Bem que o governo brasileiro poderia utilizar a tecnologia das águas de Yisra’el.

- Sim, concordo com você e essa tecnologia começou na década de 1960... com os fazendeiros israelenses, não foi?

Balancei a cabeça afirmativamente e completei:

- Com o gotejamento em furos de tubos plásticos. Gota a gota.

Meu amigo sorriu. Continuando a narrar a história do uso adequado da água em Yisra'el.

- Claro. E, depois, foi a vez da coleta do orvalho em bandejas de plástico reciclável com filtros ultravioletas e um aditivo de pedra calcária.

- Isso mesmo! E, você sabia que essa técnica foi mencionada na Bíblia? Há milhares de anos atrás o orvalho já era coletado e armazenado.

- É mesmo? Pensei que fosse uma nova técnica.

- Agora está mais desenvolvida, claro! Uma empresa israelense conseguiu elaborar um método para obter a água do ar em grande escala. Mais, ainda, existe a dessalinização da água do mar. Em Eliat, o consumo de água doméstica é 100% vinda desse processo.

Meu amigo, eufórico com nossa temática, acrescentou.

- Eu soube recentemente, quando estive em Tel Aviv, que a água do banho e da descarga é reaproveitada, vai para um complexo de tratamento e retorna para os mesmos fins. Por isso que Yisra’el é o maior reciclador de águas residuais do mundo pois as estações de tratamento de esgoto são as mais modernas que existem hoje!

- É meu amigo, eu gostaria que nosso Brasil aprendesse com Yisra’el. Não teríamos mais desperdício de água e nem seca!

Seguimos falando mais e sonhando mais ainda, pois quem sabe os brasileiros possam vir a utilizarem o saber prático e positivo dos israelitas? Quem sabe a seca, o desperdício de água e a poluição desmedida das águas brasileiras deixem de fazer parte de promessas de campanhas eleitorais e deixe de fazer políticos no Brasil?

Suely Rocha Haussler Rodrigues
Enviado por Suely Rocha Haussler Rodrigues em 23/05/2013
Reeditado em 13/09/2013
Código do texto: T4304701
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.