JUDAISMO É VIDA

Um amigo, perguntou-me, um pouco curioso, mas com certo receio.

- O que é hoje... o Judaísmo?

- O mesmo de ontem. Respondi prontamente.

- O mesmo de Moisés?

Prestei mais atenção a ele, aos olhos e esses esperavam uma determinada resposta. Pensei por um momento, pois não era qualquer resposta que ali cabia. Finalmente, disse-lhe:

-O Judaísmo é totalmente entrelaçado à prática da vida, e é propriedade de todo judeu.

O amigo sorriu e perguntou: - Então, não é religião?

Percebi que a concepção dele era a de uma religião distante do povo e exclamei:

- É uma religião de ação!

- Como assim? Indagou-me, querendo saber mais.

- É uma religião que sobrevive justamente por isso, por estar entrelaçada ao cotidiano da vida familiar, cada judeu é responsável por preservar, no seio do seu lar, os preceitos e o ensino, passando para a geração futura.

- Entendi... assim, se preservou durante todos os pogroms, durante esses cinco mil anos.

- Exatamente!

- Ah, se os perseguidores descobrissem isso...

- Mesmo assim, não conseguiriam destituir essa valiosa propriedade individual de nenhum judeu, porque é no coração e na mente que ela se encontra.

Animados com o cair da tarde, seguimos para celebrar o Shabat em casa.

Suely Rocha Haussler Rodrigues
Enviado por Suely Rocha Haussler Rodrigues em 17/05/2013
Código do texto: T4295619
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.