“ Se eu tivesse jeito! ”

“Todos os seres humanos recebem uma chance ao nascer, o universo permite que essa vida faça parte dele, que use e muitas vezes abuse da natureza, dos amores que essa vida traz, que faça escolhas e que dessas escolhas dependa o rumo que tomará o Universo.

Cada um habita em seu próprio universo, a cada dia todos rabiscam nas paginas de suas vidas seus próprios versos, cartas, lendas,canções, fabulas, contos de fada ou de terror. “

- Senhora pode mandar me prender! Eu não tenho jeito mesmo!

- Que isso menina,qual sua idade?

- Tenho 13, mas não tenho jeito viu!

- Por que me diz isso?

- Se eu conta a senhora dorme, de tanta coisa que tem.

- Pode me contar, hoje estou com tempo! - e um sorriso amigo sai dos lábios da desconhecida.

- Vixi dona, a senhora ta querendo banca a boazinha é?

- Nunca fui boazinha, quero saber por que você não tem jeito.

- Sei... então a senhora é curiosa??

- Um pouquinho - disse piscando para a menina.

- Oh tia, minha mãe dizia que a curiosidade mato o gato, e a senhora nem deve ter sete vidas.

- Não mesmo, se você não quiser contar, eu respeito sua vontade, está bem?

- Tia, sabia que ninguém nunca me respeitou!

- E quem te desrespeitou?

- Ixi, uma porrada de gente! Oh quando eu tinha cinco anos, meu pai morreu, ele me batia de vez em quando por que eu mexia numas coisas que ele escondia em baixo da cama, ai ele gritava “ Você me respeita menina, se não eu te mato” , ai minha mãe dizia assim, “Ela é terrível não tem jeito!”. Quando ele morreu meu primo foi morar com a gente, ele tinha uns 12 anos, me mandava beijar ele, mas ele era feio, eu não gostava sabe, ele dizia que eu tinha que fazer por que ele era mais velho e eu tinha que respeitar ele.

- Entendo

- Ah não entende não! Duvido que a senhora tenha tido um padrasto que parecia bonzinho, mas que te odiava que dizia pra sua mãe te manda embora por que você batia nas filhas dele, e sua mãe concordava com ele, dizia que você não prestava. A senhora era assim?

-Não! Eu não era.

- Então a Senhora não entendi nada!

- Me deixe entender!

- A senhora teve avó? - Indagou a menina com um olhar suspeito.

- Tive sim! Por que?

- Por que eu morei com a minha avó, aposto uma pedra que a sua avó era boazinha!

- Era sim!

- A senhora me deve uma pedra!! – e soltou uma gargalhada – A minha avó era um monstro! Quando eu dizia que morava com a veia, as pessoas sonhavam com “Dona Benta” aquela velhinha do Sitio do Pica- Pau Amarelo, mas a minha estava mais pra Cuca! – e deu outra risada – Ela me fez fazer coisas horríveis, e quando eu reclamava ela dizia “ Não chora, filha de bandido, bandidinha é!” Ela mandava eu roubar, me fazia mentir pra conseguir as coisas que ela queria. E um dia ela me obrigou a dá pra um cara, por que ela devia um dinheiro pra ele, ele me chamava de anjinho, mas era ele o verdadeiro capeta, e eu só tinha dez anos. Ele me machucou muito, e disse que ia volta. Ai a veia adorou a idéia, fez isso direto, até que eu comecei a fugir direto, dormia num lugar e em outro, até procurei minha mãe um dia, mas ela disse que não dava pra eu ficar lá, por que eu não era exemplo pras minhas irmãs, uma de cinco e uma de três.

- E depois disso, o que você fez?

- Quer saber de mais não tia?

- Desculpa se não quiser contar tudo bem!

- A tia é curiosa mesmo, mas então,eu conheci umas minas da rua, ai colava com elas, elas eram igual eu, não prestavam, faziam um monte de coisa errada, e eu estava sempre junto. Ai sabe né tia, a gente conhece quem é ruim e aprende a ser pior. Aprendi a usar drogas, e a gente fazia de tudo por isso, uma vez matamos um velho, por que ele não quis pagar o programa da menina, ai ela saiu gritando que ele não tinha pago, uma das meninas que era fortona, na verdade gordona, - Relembra em meio a risos – foi a traz dele e deu uma facada nas costas, ele ficou tonto nós levamos a carteira, ele caiu e morreu, por que ela enfiou a faca varias vezes, foi estranho tia, ele caiu e ficou olhando pra gente.

- E pra você, fez diferença?

- Pra mim não quem morreu foi ele, quem mandou o safado não pagar, a carteira tinha dinheiro, um cheque assinado, uns cartões de credito, a gente se junto com uns caras lá quê passavam a droga pra gente, e fizemos a festa. – e um semblante de satisfação se faz no rosto da menina. – É dahora tia, mas me pegaram né, agora eu vou ser presa, mas nem ligo.

- O que você estava fazendo quando te pegaram?

- Oh tia, sabe o que eu queria ser se eu prestace?

- O que? – indagou com duvida.

- Caixa de Super-mercado!

- É, por que?

- Eu conheci uma tia, era mó bonita, trabalhava num mercado que eu ajudei a assaltar. Quando o cara mandou ela tira o dinheiro ela disse assim “ Toma aqui, e vão com Deus!” Eu fiquei pensando, eu teria mandado todo mundo pro inferno, mas ela nem parecia está com raiva da gente. Ela parecia uma pessoa tão diferente. Eu esperei essa tia ai na esquina da rua, ela saia tarde do mercado, ai eu perguntei por que ela mandou a gente ir com Deus, ela falou assim “ As pessoas pouco entendem que todos são filhos de Deus, e que as vezes por falta de opção tomam iniciativas que não são as melhores, mas se você tiver uma oportunidade, você pode ser alguém muito importante no mundo! Por que pra Deus você já é !” Eu gostei do que ela falou, não sei por que, ai ela me deu um tapinha no ombro e continuo andando, eu fui pro outro lado,pegar umas pedras pros cara.

- E a moça você viu outra vez?

- Vi sim, eu fui lá no mercado tia, ai que eu me ferrei, o segurança me reconheceu, eu tava sozinha, eu disse que só queria fala com a caixa, ele me segurou, ai ela viu, saiu do caixa e pediu pra ele me soltar. Ele não soltou, ai ela discutiu com ele e foi todo mundo pra uns escritório. Eu queria falar com ela, mas ele nem deixa eu abrir a boca, o gerente do mercado chamou a policia, a moça pediu para ele não fazer isso, ele acusou ela de cúmplice, e gritou que ela estava demitida. Eu não gostei do cara, mas fiquei com dó da moça, falei pra ele que ela não tinha nada a ver com o assalto, ele perguntou o por que eu voltei lá, “ Pra falar com ela “ eu disse. Ele perguntou o que eu queria conversa. – a menina baixou a cabeça e calou-se.

- O que foi? Me diga o que você disse pra ele?

- Eu olhei pra moça tia e disse assim. “ Oh tia se eu tivesse jeito, ia querer ser uma pessoa igual você. E se o mundo tivesse me dado uma oportunidade eu ia prestar, viu! “ ai ela me abraçou, e nem sei por que ela ficou chorando. A policia chegou, e me trouxe pra cá. Quando eu estava saindo falei pra ela “ Tia, pede pro seu Deus cuidar de Mim!” – termina a menina com voz embaçada de choro.

Maria Melo
Enviado por Maria Melo em 17/02/2012
Reeditado em 04/10/2013
Código do texto: T3504558
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.