ENFIM FÉRIAS

ENFIM FÉRIAS

Nascido num grotão do Nordeste, Juvenal emigrara para o sudeste maravilha, ainda bem jovem, quase menino. Não tinha frequentado a escola, era semi analfabeto.

Arrumou um emprego na construção civil, como ajudante geral, e era um trabalhador muito esforçado e bastante cooperativo. Incentivado pelo engenheiro da obra começou a estudar. Passados 4 anos já tinha o curso fundamental e iniciara um curso de pedreiro. Pulava de obra em obra a medida que estas acabavam e aproveitava os finais de semana para fazer uns bicos. Passado algum tempo, era agora ajudante de pedreiro e aproveitava para adquirir prática na função de pedreiro, aplicando aquilo que a teoria lhe proporcionava nas aulas.

Conheceu Josefa e após alguns meses de namoro casaram-se. Foram morar numa casa afastada, num bairro sem infraestrutura, pois até então Juvenal morava nas obras.

Concluiu o curso de pedreiro e foi promovido, passando a ganhar um pouco mais, mas ainda era pouco e a mulher ajudava fazendo faxinas. O tempo foi passando e tiveram uma filha que chamaram Vitória, e aí Josefa ficou sem fazer faxinas por um tempo, apertando um pouco mais o já apertado orçamento. Foi promovido a azulejista, o que serviu para tirá-los um pouco do sufoco. O tempo passando, Vitória crescendo, Josefa de novo faxinando e ele se desdobrando em trabalhos formais e informais.

Compraram uma casinha e pela primeira vez moravam em razoáveis condições, matricularam Vitória na escola do bairro e continuaram batalhando por dias melhores.

Juvenal fez cursos de armador, carpinteiro, pintor e encanador. Conseguiu ser promovido a Mestre de Obras após 20 anos de trabalho e graças a seu esforço e o de Josefa conseguiram que Vitória começasse a cursar uma faculdade. Vitória também começou a trabalhar, reforçando os ganhos da família.

Agora nos últimos tempos, com a economia do país se aquecendo, principalmente na construção civil, Juvenal teve seu salário bastante melhorado e assim Josefa parou de fazer faxinas. Vitória formou-se em Engenharia Civil e conseguiu seu primeiro emprego na empresa na qual Juvenal há anos trabalhava.

Finalmente, após quase 30 anos de trabalho Juvenal e Josefa puderam ter férias pela primeira vez. Financiaram uma viagem a Foz do Iguaçu, conheceram as cataratas, foram a Argentina e Paraguai e tudo isso em sua também, primeira viagem de avião.

Foi um sonho, após tanta penosidade. Esperam que a economia continue crescendo, para que eles e outras pessoas como eles, possam começar a desfrutar um pouco da vida, tendo ENFIM FÉRIAS.

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 09/01/2012
Código do texto: T3431656
Classificação de conteúdo: seguro