MEMÓRIAS DO BUSCAPÉ = a sua novela vitual   
                                       
                         633499.png



  Cap 27 =LEONARDO E EDMÉA


A moça começou visivelmente atrapalhada:
- Meu nome é Edméa e este é o Leonardo, meu marido. O Padre Julio disse...

O Coronel olhou bem para os dois jovens.

Ela, bonita, irradiando simpatia.

Ele...
Sentiu uma estranha emoção ao fitá-lo.
Devia ter idade do seu filho mais novo. Uma criança! Há pouco tempo dormia no seu colo e ele o levava para a cama todas as noites. Bem, não fazia tão pouco tempo assim, mas para ele o Pedrinho seria sempre um garoto.

Que diferença! Pedrinho estudava na Capital, com todas as mordomias de um filhinho de Papai, A mãe o mimava muito e o pai também. Era um bom menino, estudioso e bem comportado e os pais sonhavam com um futuro brilhante para ele.

E esse ai? Que será que a vida lhe ofereceu até hoje? E para o futuro?

- Bem, o que vocês sabem fazer? Já trabalharam em algum lugar?

- Eu dava aulas na cidade, mesmo sem ser formada, mas posso fazer qualquer outro serviço se for preciso.

E o Leonardo?

Esse nunca tinha feito nada além das trapalhadas que acabaram por levá-lo à cadeia.

- Você tem algum estudo, Leonardo?

- Fiz o Grupo Escolar.

O Coronel teve uma idéia. Há tempos estava querendo pôr uma escola na Fazenda. Por que não contratar os dois para darem as aulas?

- Então está tudo certo. Leonardo dá aulas para os meninos e Edmea para as meninas.

De presidiário a professor! Olhe só a responsabilidade do Leonardo!

Mas a advertência do Coronel foi firme e forte:

- Vou esquecer o seu passado e você também deve esquecer. Agora, vai começar uma vida nova e pode escolher se quer se tornar um homem de bem ou prefere voltar para o presídio.

- Deus me livre! Cadeia nunca mais!

- Vamos ver, então! Se se comportar bem, farei tudo para ajudá-lo, mas, se der motivo para isso, sou capaz de entregá-lo à polícia.

Quem respondeu foi a Edméa.
- O senhor pode ficar tranqüilo. Ele vai cumprir o que prometeu.

O Coronel liberou um galpão para que eles pudessem começar logo as aulas.
- Depois, prometeu, a gente providencia um local mais adequado.

Os dois estavam muito entusiasmados. Limparam o galpão, improvisaram mesas e bancos e convidaram a criançada toda para assistir as aulas.

Na véspera da inauguração, um domingo, convidaram todo o pessoal da fazenda para uma reunião.

O Leonardo fez uma preleção e o Coronel admirou-se de sua eloqüência.
“Lábia de bandido”, não pode deixar de pensar, mas tudo o que mais queria naquele instante era recuperar o rapazinho.

A Edméa, esta era um amor de garota, também falou da necessidade de aprender a ler e escrever. Foi tão convincente que até os adultos se interessaram em estudar um pouco e eles prontificaram-se a dar-lhes aulas à noite.

Depois cantaram o Hino Nacional, acompanhados por todos.

A tarde de domingo foi festiva e diferente.

Todos estavam amando o casalzinho de professores, tão simpáticos.

Até o Gustavinho, neto do Coronel, de quatro anos, quis ir a Escola, pois as irmãs mais velhas já estavam automaticamente matriculadas.

O “Professor Leonardo” estava tendo a oportunidade de recomeçar a sua vida.

Só dele ia depender o seu sucesso ou fracasso.

                                                   ***

Obrigada pela visita e comentário




Maith
Enviado por Maith em 25/07/2011
Reeditado em 26/07/2011
Código do texto: T3118707