O suicida

- Dr. Inácio, por favor.

- Um momento…

- Inácio?

- Sim, quem deseja?

- É Getúlio, lembra de mim?

- Gegê?

- Sim, o Gegê, tudo bem?

- Tudo bem, e aí rapaz, como você vai?

- Tudo bem. Preciso falar-lhe algo muito importante.

- Pois não.

- Vou suicidar-me.

- Alô, Inácio?

- Sempre com brincadeiras, né?

- Não, é sério, vou suicidar-me amanhã, ás 14 horas. Esgotei-me da vida.

- Ficou maluco? Nada, nenhuma mazela merece nossa autoaniquilação.

- Não, está tudo bem. E é justamente por isso que desejo o fim. Nada de novo acontece para a minha existência. Queria que você soubesse disso, para que pudesse ajudar minha família, que, certamente, não entenderá minha decisão.

- Getúlio, você fala sério?

- Seríssimo!

- Não pode ser. Você é um sujeito que tem tudo. Dinheiro, uma bela e fiel esposa, bons filhos, amigos, uma doce amante… Getúlio, você tem um iate!

- Mas eu perdi a vida…

- Vida? Que vida você perdeu?

- O sentido…

- Sentido? Trabalhamos para isso, para termos conforto e…

- Sim, e depois vem a morte do mesmo jeito. Na verdade o que buscamos é algo que nos torne eternos. Vemos todos os dias pessoas conhecidas e desconhecidas morrendo. Elas deixam tudo aquilo que conquistaram para pessoas que são indiferentes às suas conquistas. E estas pessoas também deixarão coisas para outras pessoas indiferentes quando morrerem. Para que tudo isso? Por que esse cuidado com uma vida que se autoaniquila?

- Mas, você não pode pensar assim…

- Por quê? Fica sem sentido a existência? É, meu amigo, a verdade tira o sentido da vida, não é?

- Não, ainda tenho a vida como o grande evento da criação e…

- Sim, e a morte seu grande encerramento trágico!

- Não!

- Sim! Procuramos a eternidade em nossas ações, mas a morte zombeteira ironiza o nosso proceder.

- Não acredito que você pensa assim…

- E como você pensa? A verdade é simples, mas nos distanciamos dela por medo, por tentarmos sempre dar sentido ao que não tem sentido. Somos covardes para admitirmos que a nossa aniquilação é certa. O paradoxo é que sabemos disso, mas vivemos como se não soubéssemos. Sim, o sentido da vida é mentira. A verdade tem que ser abolida em benefício da mentira do sentido de viver. Não é, Inácio? Inácio?

- Pois não, senhor?

- Inácio?

- Não, sou a secretária do dr. Inácio. Ele teve que dar uma saída emergencial, o senhor quer deixar recado?

- Não, já lhe dei o recado e acho que ele não volta mais.

- Ok, senhor, tenha um bom dia.

Rodiney da Silva
Enviado por Rodiney da Silva em 19/11/2006
Código do texto: T295217
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.