MEMÓRIAS DO BUSCAPÉ = a sua novela virtual
                           

                                     




18o Capítulo = FLORINDA

Depois da abolição começaram a chegar os imigrantes italianos.
Na fazenda Santa Yolanda chegaram várias famílias para trabalhar.

Eram alegres, nas horas de folga, cantavam, dançavam, tocavam violão e sanfona.

Os negros também faziam suas festas e, aos poucos, foram se misturando, fazendo amizade, festando juntos.

Florinda era uma italianinha, loura, de olhos azuis. Tinha fama de ser muito bonita e era mesmo.

Gonçalo, o pai da Florinda era um italiano severo e não queria que as filhas fizessem amizade com os negros.

Mas Florinda e Estefânio, o negro mais negro deste mundo, se apaixonaram.

O pai fez de tudo. Aconselhou, proibiu, castigou, a mãe chorou, mas nada fez com que ela desistisse do namoro.

O Gonçalo foi falar com o patrão, pedir para ele proibir aquele absurdo, mas o
Coronel lhe disse:

- O Estefânio não é propriedade minha. Ele é livre de namorar e casar com quem quiser. Eu não posso interferir na sua vida particular.

- Mas eu não quero filha minha casada com negro.

- Então, você que é o pai, proíba. Eu não tenho nada com isso.

- O senhor podia mandar o Estefânio embora...

- Por que faria isso? Ele é um bom serviçal e eu preciso dele.

Gonçalo ficou furioso. Juntou a Florinda e deu-lhe uma surra.

Naquela mesma noite os dois fugiram.

Mais uma vez o Gonçalo foi falar com o Coronel:

- Se o senhor não botar os dois daqui pra fora eu mato eles!

- E vai acabar sua vida em uma cadeia! É isso que você quer?

- Eu me mato! Só para ela ficar com remorso.

- Deixe de falar bobagem. Faça o casamento que é melhor.

- Nunca! Na minha casa ela nunca mais pisa, nem ela nem aquele negro atrevido.

- Você é que sabe...

O Gonçalo espumava de raiva. Pensou em ir embora para não ver nunca mais a filha desobediente e o genro indesejável, mas estava difícil arranjar trabalho e na fazenda ele ganhava seu salário, a mulher também trabalhava e ganhava o dela e até as crianças faziam algum servicinho leve e ganhavam uns trocados,

Resolveu “engolir o sapo”.
 
Um ano depois o Gonçalo, todo babão, andava pela fazenda carregando o Gonçalinho que por ironia do destino não puxou nada da mãe linda e loura, era pretinho feito azeviche.

                                         
 
                   =<(~o¨o~)> =

                         Não perca o próximo capítulo O AMOR É LINDO

 


Maith
Enviado por Maith em 30/04/2011
Reeditado em 09/05/2011
Código do texto: T2940885