A outra face da Zona Leste de Manaus.

Manaus/Am, é uma cidade convidativa, está sempre de portas abertas para o mundo, nela encontramos um universo de pessoas de inúmeros países e de todos os estados Brasil, aqui não escolhemos cara, posição social, religião poder aquisitivo, nada, chegou está chegado, fique à vontade, assim é Manaus, a morena do norte do país.

Mas, o que lemos nos noticiários dos jornais que circulam na cidade de Manaus deixa-nos preocupados, pois parece que o lado ZONA LESTE, o mais citado da cidade é exclusivamente cruel, é agressivo, é mortal.

A Zona Leste de Manaus citada é assim:

CAMINHÃO INVADE CASA

Manaus, Terça-feira, 22 de fevereiro de 2011.

Um caminhão tanque, de placa JXI-6976, carregado com 15 mil litros de óleo diesel tombou e destruiu uma casa, deixando quatro pessoas de uma mesma família feridas, na manhã de ontem, na Travessa Manaus, Nova vitória, ZONA LESTE. Por conta do risco de explosão, o local precisou ser isolado pelo Corpo de Bombeiros.

HOMEM MORRE COM 12 TIROS

Manaus, Terça-feira, 22 de fevereiro de 2011.

O pedreiro Idanilson Marques de Souza, 28, foi executado, na frente da casa onde morava, na Rua dos Minerais, no Nova Floresta, ZONA LESTE. De acordo com informações do comandante do Policiamento da Área Leste, o crime está relacionado com o tráfico de drogas.

MORTO COM 21 TIROS

Manaus, Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011.

Um pintor de 18 anos foi executado com 21 tiros, na segunda-feira à noite. Silviney Lima de Lima foi assassinado próximo à casa onde morava na Rua João Walter, no Coroado 3, ZONA LESTE. De acordo com a Companhia Interativa Comunitária, o rapaz tinha envolvimento com o tráfico de drogas.

PAI É PRESO APÓS DEIXAR FILHO SOZINHO PARA IR BEBER

Manaus, Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011.

Um motorista de 49 anos foi preso pela Polícia Civil, no Grande Vitória, ZONA LESTE, na terça-feira à noite por suspeita de ter deixado o filho de 4 anos sozinho em casa. À polícia, Rodney de Araújo Matos disse que havia saído para ir a um bar tomar cerveja. Ele foi autuado em flagrante na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente, por abandono de incapaz.

MANAUS TEM EPIDEMIA INÉDITA DE DENGUE (maiores indícios na ZONA LESTE).

DOIS FORAM MORTOS DE MADRUGADA (ZONA LESTE).

PF PRENDE HOMEM COM MEIO QUILO DE PASTA BASE (ZONA LESTE).

TRIO É PRESO COM BASTANTE DROGAS PARA ABASTECER O CARNAVAL (ZONA LESTE).

GRUPO ARMADO ASSALTA RESTAURANTE DE MADRUGADA (ZONA LESTE).

PM PRENDE DROGA MAIS FORTE QUE O CRACK (16 pedras de OXI, NA ZONA LESTE).

SUSPEITO DE ESTUPRAR CRIANÇAS É CAÇADO EM MANAUS PELA POLÍCIA (ZONA LESTE).

MENINO QUASE MORRE ELETROCUTADO EMPINANDO PIPA (ZONA LESTE).

MULHER QUASE DÁ LUZ NO MEIO DA RUA COM A DEMORA DA AMBULÂNCIA (ZONA LESTE)

FALSO PASTOR ALICIAVA MENORES DENTRO DA IGREJA (ZONA LESTE).

MORADORES RECLAMAM QUE OS ÔNIBUS ESTÃO DEIXANDO DE CIRCULAR (ZONA Leste)

ESCOLA MUNICIPAL SÓ RETORNA A PARTIR DE 10 DE MARÇO DE 2011. E CENTENAS DE CRIANÇAS ESTÃO SEM AULAS (ZONA LESTE).

E assim entra ano e sái ano, mudam-se os governos no município e no estado, o que não mudam são as notícias da ZONA LESTE.

Agora vamos MUDAR sim esta mesma estória, mudar para um lado que a sociedade faz questão de esquecer, de não divulgar, faz questão de não mostrar que às vezes uma estória tem dois lados, às vezes.

- Vamos começar pelo Professor Milton, que abriu mão de estar entre seus familiares, que conseguiu abrir um pequeno espaço na agenda da sua vida social agitada para que pudesse vir três vezes por semana dar aulas gratuitas para um pré-vestibular que nós conseguimos montar, depois de uma longa divulgação, pois em se tratando de Zona Leste as coisas boas demoram para acontecer, e as pessoas do bem já estão gastas de acreditar em projetos mirabolantes que o nosso Governo só faz a propaganda, mas, acontecem, e que começou apenas com doze pessoas, e hoje, está com cinquenta e três alunos, aos trancos e barrancos eles vem para a sala de aula da Igreja, cedida, e equipada com lâmpadas e ventiladores e algumas carteiras que eles mesmo trouxeram de suas casas ou de seus empregos minúsculos, mostrando que desejam seguir em frente e quem sabe mais tarde enfrentar o velho dilema da sorte ou da competência de enfrentar um vestibular e depois entrar para uma faculdade, e almejar um bom emprego e uma vida melhor, e que sabe se mudar da Zona Leste.

- Vamos falar também do Mestre de Capoeira Velho Cláudio, que entrou de cabeça no ”Projeto A Capoeira e os Pequenos Cidadãos”. Que todo santo dia antes de começar a aplicar a dança, conversa com seus alunos, perguntando sempre como foi o dia deles na escola em casa ou em outro lugar que eles estiveram. Fala da vida dura que ele levou depois de perder o pai, quando tinha apenas 14 anos, e como irmão mais velho, teve que trabalhar para ajudar a mãe a criar os seus outros três irmãos menores. Nunca deixou a escola, a não ser quando terminou o 2º Grau e casou, e teve que optar entre a sua nova família, ajudar sua mãe a sustentar seus outros irmão ou continuar seus estudos e quem sabe passar necessidades junto com a sua nova família. Fala das dificuldades que existem para serem vencidas de cabeça erguida, honestamente. Assim, além da Capoeira que ele passa para as crianças, jovens e adultos toda quarta e sexta-feira, de 19 até às 21 horas, depois que sai do seu trabalho, mesmo estando cansado, sempre se diz feliz de ser tratado com respeito por todos e de ser visto como um exemplo para todos.

- Vamos também lembrar e falar do nosso querido Professor de dança e expressão corporal Ronaldo, que nunca escondeu de ninguém a sua posição de homossexual definido. Concursado e com emprego garantido o que muita gente na comunidade gostaria de ter e não tem. O Professor Ronaldo com a sua sempre alegria contagiante quando chega sexta-feira à noite de 20 às 23 horas e sábado à tarde de 15 às 18 horas, numa parte acimentada pelos próprios comunitários, ao lado da igreja, não falta comunitário querendo aprender a dançar forró, boi, lambada, brega chique e outros ritmos mais. Os comunitários se deixam contagiar pela alegria constante do professor e naquelas horas a Zona Leste se transforma no LUGAR PERFEITO, o PARAÍSO, onde a felicidade e a alegria deveriam se estender para o resto de suas vidas e nunca mais acabar.

- Vamos falar também do Perueiro Cesar, que todo sábado de 7 às 11 horas, não trabalha na sua Perua, deixa de lado o seu ganha pão, faz a feira ou o supermercado bem cedo ou na noite de sexta-feira, toma o seu café com seus familiares e vai para o campinho sonhar grande, bem grande. Pois é ele que sempre traz três ou quatro bolas já um pouco surradas, gastas, pois sem receber qualquer ajuda ele mesmo compra as bolas, dá um jeitinho de colocar no seu orçamento, pra ele não pode faltar a bola que para as crianças naquelas horas de sábado, sente-se como se fossem um Ronaldo Fenômeno, um Ronaldinho Gaúcho, um Zico, um Zinedine Zidade, um Cristiano Ronaldo, um Archavim, um Lionel Merci, um Drogba, Um Samuel E’too, um Romário, um Rivaldo, um Rogério Ceni, um Cafú, um Dida ou quem sabe um Pelé. Todo sábado chovendo ou fazendo sol, lá está o Professor Perueiro Cesar, (para aquelas crianças, ele será lembrado em suas vidas como o Professor que me ensinou a jogar futebol), também se sentido um Zagalo, um Felipão, um Tite, um Renato Gaúcho, um Murici Ramalho, um Luxemburgo, um Joel Santana, ele só não quer ser chamado de algum técnico estrangeiro, pois a sua formação educacional foi pequena, até a 5ª série, cedo também teve que cuidar da a sua vida e foi logo dirigir ônibus para sobreviver e constituir família, mas nunca deixou de bater a sua pelada quarta à noite ou aos sábados pela parte da manhã, só parou guando um irresponsável embriagado na direção de outro veículo trouxe para Cesar um defeito que o impediria de jogar bola para o resto de sua vida. Mas o que o trouxe para a alegria das crianças no campo de futebol não foi só o acidente, foi também a lembrança de uma infância pobre e de um pai e uma mãe que não tinham condições de lhe permitir um certo lazer. Mas não serão estas dificuldades que farão o Professor Cesar desistir das suas crianças.

- Vamos também lembrar e falar do Serjão, que já foi jogador da nossa Seleção Amazonense de Vôlei nos tempos de 2º Grau e de faculdade, que já teve até alguns desentendimentos com a sua esposa por ter trazido para a sua responsabilidade, todo sábado, de 15 até às 18 horas, numa área em que ele e os freqüentadores e admiradores desse esporte, montaram uma quadra de areia toda equipada com rêde, fita e rodapé de alvenaria, e mais, conseguiu trazer para o vôlei até uns comunitários que aos sábados gostavam de freqüentar um bar, tomar umas cervejas, jogar uma sinuca ou bater um dominó, que de tantas vezes a bola passava por cima do muro da igreja e caía bem perto ou dentro do bar, e sendo assim de tanto devolverem a bola de vôlei para a quadra da igreja, alguns deixaram de freqüentar o bar e foram de vez praticar o esporte e hoje, dizem que melhoraram o seu relacionamento no trabalho, na vida social que levavam antes e até no rendimento amoroso, carinhoso, íntimo e sexual com suas esposa. Também tem algumas moças que freqüentam a quadra de vôlei aos sábados, depois de se bronzearem pela manhã no quintal de suas casas ou em algum clube da cidade de Manaus, existe harmonia entre homens e mulheres, respeito, pois além de ser uma área de igreja católica, os próprios praticantes se respeitam não dizem palavrões e isso é o mais importante.

- Não vamos esquecer de jeito nenhum do Professor Renam, de karatê, que vem lá do outro lado da cidade para dar aula na quadra da escola municipal toda quarta de 18 às 20 horas, toda sexta, no mesmo horário, e ainda traz um militar do Exército que depois de cumprir o seu horário no quartel encontra disposição para passar seus conhecimentos nesta arte marcial, para crianças, adolescentes e adultos da comunidade, todos voluntários. E aos sábados de 10 às 12 horas temos uma professora faixa verde, que antecipa os seus afazeres de dona de casa e mãe de família para dar a sua contribuição aos que procuram o karatê não como uma forma de agredir ninguém, mas um meio de crescimento espiritual e social no meio em que vivem. Pois além de aplicar o karatê, os professores fazem questão de antes de criar um karateka, criar um caráter, uma personalidade forte e determinada a um cidadão preparado para saber usar o karatê em cima de um tatame e não nos lugares diversos por onde passarem. O lema desses professores é: “Lute não Brigue”.

- Vamos também falar do Marcos, um sujeito meio polivalente em diversas áreas, aquele comunitário simples que prefere ter o seu valor enaltecido por terceiros do que tentar se mostrar o bam-bam-bam do pedaço, o rei da cocada preta, o cara que sabe das coisas e que está sempre antenado em diversos meios. Ele é um funcionário concursado que batalhou muito, que conseguiu montar uma família, que viu essa família se desfazer de repente, que se viu sozinho, perdido numa sociedade onde a falsidade, a mediocridade, o puxa saquismo é grande e a corrupção prevalesce. Marcos não se entregou, sentiu o baque, cambaleou, caiu, rastejou, mas não se entregou, levantou a cabeça, se ergueu, sacudiu a poeira e recomeçou do zero. Nunca usou qualquer tipo de drogas, nem fumos, sempre acreditou que Deus está sempre presente nas pessoas mesmo quando elas não O queiram por perto, que ajuda no momento certo, e que as dificuldades existem para que a gente possa provar até onde vai a nossa credibilidade Nele. E foi assim que ele partiu para uma segunda oportunidade familiar, conseguiu uma nova família, não esquecendo jamais de suas duas primeiras filhas, sempre que podia estava com elas. As dificuldades não demoraram a aparecer, mas quem nasceu gladiador não treme diante das adversidades, traz sempre consigo em seu pensamento o seguinte: “Desistir nunca, retroceder jamais”. E de tudo de bom e de ruim que passou na vida tirou uma excelente lição, e não deixa de repassar aos seus três filhos menores, os quais trata da melhor maneira possível procurando fazer com que eles sigam no caminho do bem, da paz e da felicidade, pra isso ele não mede esforços. Os filhos menores além de freqüentar a escola, fazem catequese na igreja onde sempre que podem, fazem esporte também, os dois menores já são faixa laranja de karatê, a mais velha faz dança e aos 16 anos já vai para uma Universidade, com certeza. E, Marcos sempre diz a ela “você está realizando o sonho que eu quis pra mim mas não pude realizar, mas eu estou feliz e me realizo através de vocês”. Marcos faz questão de mostrar que apesar de morarem na Zona Leste da cidade de Manaus, isso não quer dizer que eles tenham que ser cidadãos de baixa qualidade, que cresçam e sejam infratores das leis ou que vivam às margens da sociedade. Marcos é aquele sujeito apaixonado pela vida, curioso e conhecedor de vários esportes, e praticante, adora ler, escrever, é aquela pessoa poética que gosta de escrever sobre o que ele vê e nas pessoas com quem convive na sociedade em que vive e o que ele mesmo vive nessa sociedade. Faz poesias, acrósticos, crônicas diversas, escreve contos também, frases, fala principalmente de amor em uma página na Internet, e fala também de duas personalidades importantes na sua vida, Jesus Cristo e a Virgem Maria Mãe de Deus. Gosta de fazer amizades, de respeitar as amizades, mas com a mesma facilidade passa a ignorar as pessoas que tentar diminuí-lo ou prejudicá-lo, sem guardar remorsos nem mágoas. É aquele sujeito capaz de tirar dinheiro do próprio bolso para compra uma merenda e dar de coração aberto à quem precise. É aquele vizinho que orienta e sempre está à disposição dos vizinhos menos favorecidos de informação, pois trabalha na Câmara de Vereadores e está sempre em várias atividades dentro e fora do seu local de trabalho, convive no meio de pessoas altamente qualificadas como colegas de trabalho Advogados, Administradores de Empresas, Matemáticos, Professores Universitários, Assistentes Sociais e outros mais de nível superior. Mas, mesmo com todo o conhecimento que Marcos tem, na comunidade em que vive, não deixa transparecer que é o mais qualificado, mesmo tendo certeza de que o é. Marcos é doador de sangue, de plaquetas, de medula óssea voluntariamente, sempre se dispôs a ajudar quem precise sem observar cor, credo, posição social, altura, peso, já fêz doação de sangue para diversos vizinhos comunitários e para alguns colegas de repartição e procura sempre alertar para as pessoas que o dia de amanhã cabe à Deus, por isso não mede esforços.

- Não vamos deixar de lembrar em hipótese nenhuma de Dona Creuza, costureira de mão cheia, tira o sustento de sua família de três máquinas de costura compradas no crediário, no carnê mensal, todas já quitadas e já pretendendo aumentar o seu patrimônio de máquinas. Dona Creuza sempre se coloca também à disposição de alguns grupos de dança, de boi, de quadrilha, de dança de rua. Grupos de jovens e adolescentes que não podem pagar para confeccionar suas roupas em grupo, então entra aí a Dona Creuza com o seu trabalho, não é de graça não, o abatimento é que é grande, nunca cobra o preço normal e o abatimento chega às vezes a 90%, e nem por isso ela passa necessidade com a sua família, pelo contrário, devido ser uma excelente costureira e de ter o coração maior que o seu corpo, as próprias pessoas para quem ela faz o serviço, passa a divulgar o nome dela e o seu endereço, tanto que já vem gente dou outro lado da cidade para solicitar os seus préstimos na arte da costura.

Estes são alguns dos moradores de uma comunidade da Zona Leste de Manaus. Assim é a vida destes cidadãos que não aparecem na mídia, nas estatísticas muito menos nos boletins de ocorrências de delegacias especializadas, não devem nada aos governos. Para estes cidadãos e outros mais o que interessa é o bem comum da sociedade em que vivem, é a harmonia pessoal e espiritual, é a amizade sincera, é uma vida simples mais repleta de felicidade, o que faz bem para estes cidadãos é poder andar de cabeça erguida, poder pagar suas contas mesmo com dificuldades, mas pagam, andam de bermudas e de chinelos de dedos e na maioria das vezes não usam o telefone fixo nem celular, um vai na casa do outro e se comunicam pessoalmente como se fazia há muito tempo atrás, como contavam seus avós, seus pais. Um tempo bom que deixou saudade e que com certeza não volta mais.

Por este simples motivo eu vos peço que leiam e lembrem-se que existe um outro lado da ZONA LESTE DE MANAUS, e façam-me um grande favor, divulguem aos seus amigos do coração que a Zona Leste é um todo, não é só aquilo publicado na Internet, nos Jornais, nas Televisões e nos Rádios. A Zona Leste tem uma outra parte acima de qualquer suspeita. A Outra Face da Zona Leste, é do bem!

Muito Obrigado!

Manaus, 01 de Março de 2011.

Marcostelino