" O ANEL DE FORMATURA"(UM FATO REAL)

A joia fora confeccionada em ouro e a vultosa esmeralda nela incrustada certificava ao seu portador toda a aura de conquista pessoal, refinamento e cultura na provinciana sociedade brasileira da segunda metade do século dezenove.

Após consultar sua filha com o renomado médico a mãe escuta atentamente o diagnóstico anunciado pelo profissional:

" Para a enfermidade de sua filha há cura, mas é imprescindível que ela tome a medicação receitada"!

A mãe lança ao doutor um olhar compungido onde se vislumbram a tristeza e um sentimento de desculpas envolvidos nas teias da vergonha e da humilhação.

A pobre mulher assevera não possuir haveres para compra dos fármacos receitados e ato contínuo seus olhos ficam marejados...

A seu turno o médico, penalizado com a tenebrosa situação enfrentada por aquelas desventuradas criaturas oferece à genitora da menina seu anel de formatura, visto que também não dispunha de numerário suficiente para aquisição dos medicamentos...

A mulher reluta e o profissional em um gesto de incontestável bondade tira o anel de seu dedo, abre a mão da jovem senhora e candidamente a fecha em concha...

Comovido diz a ela:

_"O que farei com este anel se não puder exercer meu ofício em toda a sua plenitude"?

Nota da Recantista: O médico aqui retratado é o Dr. BEZERRA DE MENEZES, e esta cena auspiciosa foi me contada por uma amiga que assistiu a este filme , cujo personagem foi brilhantemente interpretado por Carlos Vereza.

Independentemente do credo professado, ou até mesmo em caso do leitor não possuir nenhuma fé religiosa o exemplo deste ser maravilhoso é quase único...

Dedico este meu texto à Família Espiritualista do Recanto, às minhas amigas Andrea Rici Peixoto, Taysa E. Cardoso,Ana L. Cicilini, Daidy Peterlevitz, Mara de Mello Faria, Regina (mulher de meu primo Alexandre F. Naumoff) D. Orquídea, e aos grandes médiuns já falecidos Dr. Murillo de Mattos Faria e Margarida Taranto.