"Terra Sem Sementes" cap 1 e 2

Um garotinho de 7 anos abandonado pelos pais..ficava nas ruas a perambular, era inteligente e sensível, porem via ao seu redor somente imagens e exemplos degradantes,,

Luizinho pedia comida nas casas de umas pessoas conhecidas,e estas lhe davam ,, mas era só o que faziam pelo pobre garotinho,,pois aquelas pessoas sambem sofriam dramas familiares e interiores terríveis , parecidos com o de Luizinho que teve seus pais afastados de si,e encarcerados jã a dois meses por trafico de drogas..

Luizinho caminhava pelas ruas, ia ate a praia olhava as águas, as mares e perguntava a si mesmo ,,o que seria de sua existência,, sozinho, totalmente desamparado,pois nem os meninos da rua gostavam dele,diziam que ele tinha cara de bobão,,,talvez por muitas vezes não ter aceito roubar com eles e preferir pedir,,,mas no seu intimo agora já começava a questionar que derrepente eles e que estariam certos ,,pois havia dias que nem os vizinhos lhe davam de comer e quando o faziam era com cara amarrada..

2-parte,"terras sem sementes "

Um dia,Luizinho saiu para caminhar ,estava com fome..e seus passos seguiram por caminhos que nem ele sabia para onde ia,, mas muito caminhou e a fome aumentava, atravessou uma pequena ponte e de longe avistou um lugar que não sabia bem o motivo mas lhe trouxe um pouco de esperança,,devagarinho se aproximou,,

era um grande terreno todo cercado por telas de arame.. e la em um dos canteiros dos muitos que havia,, avistou um senhor já idoso,porem parecia bem saudável e feliz,,, assoviando enquanto regava pacientemente suas plantações,que de fato eram lindas,

Luizinho queria pegar uma daquelas bananas,,que tao amarelinha,,parecia lhe chamar naquele pomar tao apetitoso,,

e as uvas lhe enchiam a boca de água,mas não se atreveu,,perto da cerca tinha um pequeno banquinho de toco e ali ele se sentou e ficou a olhar com satisfação aquelas gostosuras todas,,

envolvido em seus pensamentos foi pego de surpresa pelo som de uma voz masculina mas suave que lhe chamava,

-garoto..garoto,,como e o seu nome?

Luizinho ainda não refeito e sem jeito respondeu-lhe,e,o homem continuou..perguntando- lhe

-me diga ,gostaria que lhe desse umas frutas,, esta com fome?

-sim,,muita fome,, disse sinceramente Luizinho

o homem pegou da cesta que carregava, muita bananas, tangerinas, e um cacho lindo de uva ainda com gotas de água cristalinas que brilhavam pelo sol da linda manha e deu ao menino que sem demora começou a come-las com tanta vontade que dava gosto,,

depois de alguns minutos disse Luizinho ,que gostoso posso levar,,??tudo isto?

o homem disse - sim ,,com certeza.. e Luizinho foi se afastando e continuando a comer..

o homem com a voz um pouco mais forte lhe disse..

Luizinho e o teu nome não e?

-sim e sim.

-Luizinho disse o homem ,,, nunca ninguém lhe ensinou a agradecer quando lhe dão alguma coisa..

o menino envergonhado disse,,ahhh .. muito obrigado

o homem disse ao menino, vou ter que ir agora ,a patroa me espera ,

mas pode vir amanha se quiser,te darei mais frutas.

o garoto muito contente lhe disse- sim quero sim

ate amanha Luizinho..disse o homem.

Luizinho já correndo disse,, ate amanha,, sentindo -do se mais forte se foi,, de volta para a cidade.

Luizinho na próxima manha entrou e sentou se próximo ao senhor que arrancava umas ervas daninhas de sua plantação de quiabos,,o garoto olhava os quiabinhos e disse..

que engraçadinhos alguns são tortinhos nê??

e assim prosearam muito e muito,,,o homem disse ao menino que seu nome era Ângelo,, e que era aposentado mas que cultivava aquelas terras porque gostava disso,,e perguntou sobre a historia do menino..

que do seu jeito contou tudo,, sr Ângelo se compadeceu do menino e sentiu uma grande ternura por ele,,

no outro dia logo cedo la estava Luizinho,, sentado no mesmo banquinho olhando o bondoso senhor a cuidar de suas plantações,

e assim se passaram meses,e todos os dias Luizinho ia ter com sr Ângelo

o homem então lhe sinalizava para que entrasse no grande pomar e na horta,tao vistosas que dava gosto de ver..

Luizinho e sr Ângelo sempre conversavam muito,,Luizinho ajudava sr Ângelo a cuidar das plantinhas e conheceu dona Aurora a esposa de sr Ângelo que se afeiçoou ao menino como a um filho que não teve.

um dia Luizinho derre pente ficou seu olhar em um terreno abandonado a uma boa distancia dali e perguntou?

Porque não tem nada naquela terra la?

sr Angele lhe respondeu com carinho,

-porque aso de outros donos e eles não plantaram nada la,,e assim só o mato cresceu.

ai então Luizinho olhou para outro lado e viu grandes arvores e depois quilômetros de florestas e perguntou curioso.

-mas então tudo que nasce na terra tem que ser plantado?

sr Ângelo disse.

-sim Luizinho,, a grande maioria tem que ser semeado..e cuidado para crescer e dar bons frutos..só alguns tipos de vegetação o homem não precisa plantar, porem já teve ajuda dos pássaros e animais para germinar e chegar onde estão,,e um trabalho em equipe com todos os seres da natureza e os homens..

e assim Luizinho perguntava e sr Ângelo tirava todas as duvidas do menino,,e eram muitas,

mas o menino novamente olhou para o terreno abandonado e sentiu profunda tristeza,,dizendo .

-e tao triste ver uma terra seca e sem nada para comer não e?

-sim,,Luizinho,,mas olhe la ate as aves levaram algumas sementes que tentaram vingar,uns pês de mamões que são mais fortes ate vingaram.. mas outras plantas morreram por falta de cuidados,,falta de água adubo e pelo mato que as sufocaram.

o menino novamente perguntou?

_mas e quem cuida do mato, e porque cresce sozinho?

seu Ângelo surpreso limpou a testa suada com a ponta da camisa e

acariciando suavemente os cabelos dos menino disse.

-e que as coisas menos valiosas para o ser humano,que não produzem alimento como as ervas daninhas ,nascem como praga,,,e crescem nos terrenos mais íngremes ou seja na terra seca,, mas ja coisas preciosas e preciso de cuidado e muito trabalho para que nasçam e cresçam saudáveis e deem muitos frutos ou flores entendeu?

-sim disse Luizinho,,coisa boa da trabalho e coisa ruim ataca as coisas boas por isto isto tem que cuidar delas,,

sr Ângelo surpreso com a conclusão do menino disse,, isto mesmo Luizinho.

e seguiu dizendo..

-olhe Luizinho um dos cuidados que devemos ter com a natureza e nao jogar lixo no chão, somente no lixo,,por isto pegue estes papeis de bombons que comeu e jogue ali no latão de lixo..por favor ..

Luizinho rapidamente fez o que o senhor Ângelo pediu desculpando-se

coisa que aprendeu com sr Ângelo também a fazer entra tantas outras.

Luizinho disse olhando carinhosamente para sr Ângelo.

não quero ser como aquele terreno abandonado sr Angele..

-NA O VAI SER MEU FILHO.. DISSE TERNAMENTE SR ANGEL O ,A PARTIR DE HOJE SERAS UMA TERRA FERTILIZA COMO ESTA QUE CUIDO,, POIS JA FALEI COM DONA AURORA ,MINHA ESPOSA E VC FICARA CONOSCO ATE QUANDO DEUS QUISER,, E HAVEREMOS DE CUIDAR DE TI,, PARA QUE CRESÇA SAUDÁVEL E DE MUITOS FRUTOS.. LIVRANDO TE DE TODAS AS ERVAS DANINHAS..AGORA VAMOS..

E PEGANDO NA PEQUENINA MÃO DO MENINO SE ENCAMINHARAM PARA CASA..FELIZES ENQUANTO SR ÂNGELO ASSOVIAVA E LUIZINHO TENTAVA IMITA-LO,,

ilsa laviso
Enviado por ilsa laviso em 29/08/2009
Reeditado em 24/11/2013
Código do texto: T1781725
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.