ritmo de festa: o dia que vi o silvio santos

Quando eu era criança, domingo era dia de dormir bem tarde. Era um domingo legal. Não, eu não era um boêmio precoce, queria mesmo eraver o Topa Tudo por Dinheiro até o fim. Eu me divertia com as pegadinhas e brincadeiras que o Silvio fazia com suas colegas de trabalho. Estranhava muito a ausência de homens na platéia, mas meimaginava lá. Queria brincar, rir, e, quem sabe, pegar um dos aviõezinhos lançados pelo Homem do Baú. Infelizmente, nunca fui ao programa, já que as caravanas não permitiam a participação masculina.

Eu também contava os dias até fazer uns 16 ou 17 anos. Morria devontade de ir ao "Em nome do amor", lá no quadro do bailinho, onde escolheria uma garota, dançaria Julio Iglezias com ela e depois ouviria: "é namoro ou amizade". Lógico que ver o Silvio Santos deperto, falar com ele, seria melhor até do que um "namoro" como resposta. Fora de brincadeira. Bom, fiz 16, 17, 18, 23 anos e não fui ao programa. Ele nem existe mais.

Comprei um monte de revistas para ir ao Show do Milhão, aquele programa de perguntas e respostas apresentado por você sabe quem, mas nada de ser sorteado. Também me inscrevi para participar do Topa ou não Topa, aquele programa das gostosas com as maletas e do bancário, mas nada também.

Eu não gosto de carnaval. Não suporto escolas de samba. Mas uma vez, no carnaval de 2001, eu assisti ao desfile inteiro da Tradição, do Rio de Janeiro. Adivinha quem era o homenageado? Sei o samba enredo de cor - ou seja, de coração - até hoje. Confesso que não sei o Pai-Nosso, mas sei o tal samba.

Minha avó foi sorteada para ir a um programa dele, o Tentação.No final das contas, ela ganhou um Vaporetto, que nunca usou, mas o viubem de perto! Ela me disse que viu também o Liminha, o Roque e o Lombardi, mas isso é o de menos.

Ai, ai... entre algumas frustrações e uma grande admiração vem sendo minha relação com o senhor Abravanel. Será que vou ter de me contentar com ritmo de festa tocando na minha formatura e com a fantasia de SS que minha avó fez?

Um dia, no final da manhã, tudo parece ter mudado para mim. Acordei bem atrasado para a faculdade. Saí de casa correndo, e ainda por cima pego o ônibus errado. Desço em um lugar desconhecido e vou andando à procura de um ponto de ônibus, ainda tenho uma aula. De repente, vejo do outro lado da rua um homem alto, cabelo num tom caju, castanho, sei lá, tom de pele avermelhado, entrando em um carro. Um Lincon, a mesma marca que o Silvio tem. Acho que nem preciso dizer mais nada, mas vou dizer: eu acho que vi o Silvio Santos! O meu dia, que mais parecia um azar só, mudou totalmente.

Uns vinte, trinta minutos depois eu estava na faculdade contando o acontecimento para todo mundo. As reações foram bem diferentes, mas a incredulidade foi total.

- Ah, Diogo, não viaja... Você tava de óculos na hora? Não, né? Não era o Silvio Santos, cara.

- Você viu o Silvio Santos? Ahã... sei. - O Silvio? Vocês lembram daquele vídeo dele do bambu? Cara, foda aquilo! E aquele outro quando ele cai no tanque com água? Hilário!

- O Silvio? Aquilo ali é um mau-caráter! Por que você acha que eledistribui dinheiro para os outros? Ele compra popularidade, literalmente. E quando ele foi candidato à presidência? Tava apoiado por um bando de corruptos!

- O Silvio? Minha avó gosta dele. Ela sempre compra a Tele-Sena.

- Galera, eu sei imitar o Silvio Santos! Olha só: Má oêêê! É com você Lombardi! Depois dessa, a pequena discussão formada serenou e o riso foi geral.

Fui para o estágio - estagio numa editora - ainda com aquela imagem nos meus olhos. Contei para todo mundo, lógico, mas não acreditaram em mim de novo.

- Ai, Diogo, será que era ele, meu filho? Mas e se fosse, e daí?

- Bom, o Silvio Santos? Um exemplo de empreendedor. Incrível o patrimônio que ele formou durante os anos. E começando como camelô!

- O quê? Ele dissemina a mediocridade por aí! Cada programa que exacerba o mau-gosto!

Ai, ai... Não adianta, ninguém conseguiu acabar com o meu ritmo defesta particular. Afinal, eu acho que vi o Silvio Santos! Cheguei emcasa e contei para a minha mãe. Mais uma para a lista dos meus difamadores, mais uma para me chamar de mentiroso. Então, liguei para a minha avó:

- Ai, você viu o Silvio Santos? Ele é alto, né? Bonitão, meu Deus.Eu tava até com a foto dele aqui agora mesmo.

- É, vó, verdade!

Voltei, peregrinei algumas vezes mais ao mesmo lugar em que tive a tal visão, segundo minha mãe. Não vi mais o Silvio. Procurei no Orkut por alguma das filhas dele - Silvia, Cíntia, Patrícia, Rebeca, Renata ou Daniela -, mas nada. Dei preferência à Patrícia e à Rebeca, até porque são solteiras. Mas só achei alguns fakes.

Enfim, continuo com a imagem daquele dia viva na memória. Continuo também assistindo a todos os seus programas. Sabiam que domingo, à tarde, tem um programa do Silvio igualzinho ao Topa Tudo?