Oficina de contos - desenvolver o máximo os diálogos.

 

 

Na Livraria

Helena chegou cedo ao shopping  e já se dirigiu à Livraria Leitura. Sônia a esperava, a atendente já a conhecia há muito tempo. Já haviam conversado pelo WhatsApp. Mas Sônia  não entendeu direito o que Helena procurava.

- Bom dia, D. Helena como a senhora está? Anda sumida.

- Bom dia, querida. Muito atarefada ultimamente. 

- Mas a senhora era nossa freguesa mais assídua. 

- Os tempos mudaram. 

- Mas continua lendo muito? 

- A catarata me limitou bastante. Já operei um olho. E comprei um óculos no camelô. 

- D. Helena ? - advertiu Sonia 

- Ótimo. Enxergo tudo de perto.

- Não deveria. Mas fazer o quê ? 

- Não se preocupe. Logo estarei com um bom.

- Mas vamos lá, o que a senhora procura? 

Helena tirou o celular e o óculos da bolsa para responder à atendente.

- Você me mostrou no WhatsApp  todos os livros da Clarice Lispector que tem na livraria. Mas eu quero saber em qual está o conto Tornou-se homem.

- Vamos pesquisar pela Internet, não me lembro.deste título

- Você lê Clarice também?

- Eu li alguma coisa mas acho ela bem difícil.

- Sim , mas já te contei que foi ela que me fez passar no concurso para professora de literatura ?

- Não.  Como ?

- Na prova caíram 5 questões sobre ela. E eu acertei todas. Todos que fizeram comigo, professores mais experientes,  erraram 

.- Que beleza D. Helena. Vamos procurar.

Helena esperou que a moça mexesse no computador. Não tinha muita habilidade com os eletrônicos. Só sabia manejar o WhatsApp  pelo celular. Mal lia os e-mail quando chegavam. 

- Dona Helena aqui só fala de um texto acadêmico sobre tornar-se humano. Tem certeza de que é  este o título?

Helena ficou pensativa. Já trabalhara o texto em sala de aula com alunos do ensino médio. Por que não lembrava o título.

- Sabe Sonia, meus livros eram todos organizados e eu sabia onde encontrar tudo. Agora está tudo empilhado em duas estantes no quarto dos fundos. 

- O que aconteceu? 

- Cupim. Eu via uma poeira  perto dos livros mas não ligava. No dia que mexemos na estante de madeira para mover ela de lugar veio o desastre. 

- Perdeu algum livro ? 

- Perdi vários.  Tiramos os montes todos comidos pelos bichos. Perdi a primeira edição do Terra Sonâmbula de Mia Couto autografada. 

- Ah, que pena ! 

- Foi uma lástima. Eu via meus livros despedaçados pelos cupins. Eu tinha uma edição de A menina que Roubava Livros com a capa original, todo picotado pelas feras do papel

.- Eu sinto muito

- Agora não sei o que tenho mais. Outro dia quis ler um conto de Ficções do Borges e comprei pelo Mercado Livre. Quando fui ao quarto no meio daquela bagunça estava o meu exemplar lá, intacto. 

- Bem complicado isso

- E não tenho vontade de arrumar o que sobrou.

Sonia reparou que mais dois clientes entraram na livraria. Helena parecia pensativa.

- A senhora não acha que é  outro título?

Helena despertou das lembranças dos livros perdidos.

- Claro! É  O beijo. 

Sonia se assustou um pouco com a fala súbita de Helena e pesquisou.

- Aqui diz... Não seria O Primeiro Beijo? 

- Ah,  claro,  eu esqueci. É  isso mesmo. O Livro é  Laços de Família, não sei se ainda tenho ele. Você tem ele aí? 

- Sim vou buscar. 

Helena concluiu a compra e se despediu de Sonia amigável e agradecida. 

Sentou-se no café em frente à Livraria para abrir o livro.. A muito tempo queria ler o conto que trabalhou tanto em sala de aula. 

Para sua surpresa, no índice do livro não constava o conto. Nem tomou o café que tinha pedido e voltou à Livraria.

Sonia atendia outra pessoa e Helena aguardava. Desolada com o livro numa mão e o embrulho na outra.

Quando Sônia foi atendê-la já não tinha um sorriso estampado no rosto.

- O conto não é  deste livro. 

- Mas a senhora disse...

- Eu me enganei. Eu esqueço. Foi difícil decorar o título do conto de Mia Couto que se assemelhava com A terceira margem do rio do Guimarães Rosa, que já nem lembro em que livro está.

- A senhora quer este livro também?

- Não. Este já comprei. O conto é  Nas águas  do tempo do livro Estórias Abensoadas . O meu os cupins devoraram. Eu quero O primeiro beijo da Clarice. 

Sonia compreendia  a intelectualidade de Helena e a respeitava, já fizera muitas compras com ela. Então voltou ao computador e digitou o título que logo apareceu para ser baixado e em letra azuis bem abaixo estava escrito o nome do livro Felicidade Clandestina. Sorte sua ter o exemplar. 

- Mas D  Helena não sei se poderei fazer a troca. A senhora já abriu o plástico. 

- Não tem importância. Vou ficar com dois lá em casa. Dou um de presente - ainda falou sorrindo .

Feita nova compra voltou ao café e agora estava com fome. Pediu um pão de queijo enquanto abria o exemplar. E lá estava o conto. Um conto curto. Ela passou pelas folhas para ler a última frase : " Ele se tornara homem " Era disso que lembrava. 

Tomou seu café guardando os dois livros na bolsa. Pensou se passeava pelo shopping ou se voltaria direto para casa. Ainda era cedo. Levantou-se e ao invés de seguir pelo corredor amplo entrou de novo na livraria. Sonia estava sem atender ninguém arrumando alguns livros no balcão. 

Helena chegou para ela, com sua serenidade habitual e perguntou:

- Sonia, você tem livros de contos de Machado de Assis ? 

- Temos sim,D.  Helena. Qual que a senhora quer? 

- Não sei. Eu estou procurando o livro que tem o conto O Enfermeiro. 

Sonia deu de ombros e voltou para o computador sem dizer nada.

FIM 

 

 

Ana Pujol
Enviado por Ana Pujol em 16/04/2024
Código do texto: T8042675
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.