Oficina de contos - criar uma história onde a atmosfera do ambiente dialogue com o personagem

 

 

Ausência 

Quando se viu sozinho naquele enorme apartamento após o funeral começou a observar toda a simetria do local. Móveis,  tapetes e cortinas combinando entre si. E mesmo dias após a internação da esposa tudo se mantinha limpo e bem cuidado. Tudo nos seus devidos lugares e organizado.

Pela primeira vez, Antenor observou  a quantidade de porta - retratos da casa. Todos de fotos do filho e da família que ele formou. 

Num ímpeto começou a arrancar as fotos e jogar ao chão os porta - retratos. Na sala em cima do aparador, do piano, numa pequena mesinha junto à janela e numa estante onde  só continha porta -  retratos. Tudo cuidadosamente construído pela esposa que acabara de perder. O amor da sua vida partira para sempre. 

O filho, veio para o funeral mas não demorou nem dois dias e voltou para o Rio de Janeiro onde já residia a mais de 20 anos. Não reconheceu como os netos tinham crescido, para Antenor era indiferente a falta que eles pudessem fazer, sua vida se completava com a esposa. 

Mas ela sentia tanta falta do filho que colecionava fotos por toda a casa. Datas comemorativas, viagens, pequenos passeios, jogos de futebol e o crescimento dos netos. Ela alimentava dor e saudade naquelas fotos.

Antenor foi para o quarto, lá havia mais porta -  retratos e continuou seu ataque. Rasgava as fotos em duas , colocava num saco e deixava pelos chão as molduras. Até que um ao cair no chão quebrou-se ainda com a foto. E de dentro da moldura salto uma folha de caderno bem dobrada. Ele abriu cuidadosamente e leu junto com suas lágrimas. Era um poema que falava sobre um álbum de fotografia. Dedicado a sua sogra. Leu rapidamente e entendeu que sua esposa não amava tanto assim as fotos. Que elas eram paralisadas, silenciadas e que ela gostaria mesmo era deixar todas fechadas, sepultadas. E por fim ela dizia no poema sobre o desejo de fotografar abraços  apertados e abençoados. 

Para Antenor aquilo era um choque. Não conhecia tão bem a esposa assim.A filha chegou e abriu o armário. Tirando dele uma caixa de papelão com estampas floridas e entregou a ele. Abriu com cuidado e lá continha muitos papéis, diários e algumas cartas do filho amarradas numa fita azul de cetim. Eram poucas cartas. Tinha à sua frente um enorme acervo do que não conhecia da esposa.  De novo voltou  ao armário e tirou um vestido de mangas longas dela. Abraçou-se à vestimenta e continuou a chorar. A filha o olhava pela porta também chorando. Derrotado foi para a cama deitar-se com o vestido. Incrédulo olhava o teto. Teria que se acostumar com a ausência da esposa como um dia ela criou uma forma de lidar com a ausência do filho e da mãe . E ali a sua frente, dentro da singela caixa tudo que ela pensou um dia. Secou as lágrimas e pegou um papel aleatório. Com as letras muito bem desenhadas estava escrito. " Hoje meu marido está demorando a chegar . Vai se atrasar para a hora do jantar " 


 

Fim 

Ana Pujol
Enviado por Ana Pujol em 15/04/2024
Código do texto: T8041968
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.