SEU MALAQUIAS, O BERADERO

Seu Malaquias , um sujeito ribeirinho daqueles chamado de “beradero” que é o mesmo matuto do sudeste ou do nordeste , morava desde quando nascera naquela pobreza material , espiritual e intelectual . Sua vida era pescar três peixes : um para comer e dois para vender para comprar farinha , cachaça e tabaco . Assava o peixe numa fogueira atrás de casa ; repartia em partes iguais para ninguém ficar com raiva e a meninada se acocorava cada um no seu canto devorando seu pedaço de peixe com um prato de farinha . Enquanto isso, seu Malaquias fazia um cigarro ,dava uma bicada na cachaça e acendia aquele tabaco fedorento que de longe se sentia o aroma sufocante . Morava num barraco de tábuas, uma palafita que quando na época de cheia só se saía de casa na canoa que sempre ficava amarrada à escada de pau pela qual todos adentravam à casa .

Dona Raimunda ou Mundinha , esposa do Malaquias , era todo ano um filho . O telhado do barraco era de zinco que no clima quente da região amazônica e o abafamento dos dias do clima quente e úmido junto com a quentura do zinco , ninguém podia ficar durante o dia dentro de casa embora o telhado fosse alto . Não havia um pezinho de vento no ar e as árvores pareciam serem feitas de plástico: não balançava nem uma folha nem se mexia ao sabor da brisa . Aí , Malaquias foi obrigado a fazer um forro de madeira numa parte do barraco para que Mundinha ficasse convalescendo dos intermináveis resguardos sem o calor infernal que fazia . Mesmo assim era insuportável : o Sol batia no zinco e todo o interior da casa ficava parecendo a entrada do inferno ,mas era preciso ficar uma vez que não tinha para onde ir . Por conta disso Mundinha vivia pensando em sair dali . Quando o rio enchia era o medo de cobras onças ou jacarés , mas dona Mundinha tinha medo mesmo era do candiru . Diz o ditado que ele entra em qualquer orifício do corpo se a pessoa estiver com odores , não tiver tomado banho ; ele sobe na urina se alguém mijar na água e ele estiver ali ou entra no ânus ou na vagina se for fazer as necessidades nas águas . O candiru é um peixinho pequenino que é também chamado de peixe vampiro porque ele gosta muito de sangue e aí Dona Mundinha vivia sangrando . Tinha os filhos em casa e sua parteira eram as conhecidas ou o Seu Malaquias que ajudava nessa árdua tarefa também .

Aos domingos chegavam os grandes barcos no Porto do Cai N’água cheios de mercadorias e Seu Malaquias era um dos chapas naqueles dias de feira e assim chegava em casa com um dinheirinho a mais e as compras semanais eram mais consistentes . Vinha beirando o grande Rio Madeira com sua canoa remada lá e remada cá cheia de mantimentos e de esperanças para as suas crianças mas também vinha cheio de pinga . Só que num só dia as compras se diluíam no meio da imensa família e as esperanças ficavam para um novo dia . Mas, melhoras não vinham , e num domingo Seu Alberto , um comerciante que comprava peixes numa caminhonete C10 perguntou se ele queria sair dali e trabalhar para ele numa de suas terras . O serviço era de castanheiro . Retirar e guardar as castanhas do Brasil de um grande castanhal dentro da selva . Seu Alberto falou como era e disse que era melhor do que ficar ali na beira do rio em cima de um jirau . Tinha uma cabana de madeira feita de tronco de castanheiras com dois quartos e um galpão atrás da casa para guardar as castanhas com o ouriço que é o pacote natural das amêndoas . Em cada ouriço vem em média 16 amêndoas todas com as cascas . O difícil não é quebrar o ouriço, é quebrar a casca da castanha a qual serve como material combustível , é um excelente material para fazer fogueiras por conta da oleosidade da fruta .

Seu Malaquias chegou em casa com essa notícia e a canoa repleta de mantimentos . Naquele dia ele bebeu menos e vinha remoendo aquela proposta remada após remada e chegando em casa falou para Mundinha que de imediato aceitou se mudar dali . Era o sonho dela sair de perto do candiru e dos rolos de cobras sucuris que apareciam repentinamente . Não se sabe por que ela não tinha tanto medo dos jacarés do papo amarelo cada um que dava medo . Apareciam mais à noite e seus olhos no escuro pareciam o farol de carros . Do candiru, ela se pelava de medo ... Mundinha disse logo :

---- Arruma os meninos , para Mocinha !

Mocinha , a mais velha tinha 16 anos , e cuidava de tudo uma vez que Mundinha só vivia de resguardo , começou a pentear os goguentos e colocar suas melhores roupas para viajarem com o patrão para a selva . Foi descendo um a um da escada para dentro da canoa parecendo uns pintinhos quando descem do poleiro . A canoa já debicava uma vez que estava lotada de mantimentos e agora de pessoas , mas era leve e a mão de Deus ajudava e abençoava . A feira ia acabar às cinco da tarde e era essa a hora de chegar para pegar carona com o patrão. Os meninos sabiam remar e cada um pegou algo que parecesse um remo e ajudou Malaquias até o porto . Chegaram meia hora antes das cinco e seu Alberto foi pedindo para se acomodarem na carroceria imprensados nas caixas de peixes . Dona Mundinha ia na boleia junto com Mocinha e a meninada ia se divertindo com o vento quente do local . Menino é assim: se diverte com tudo. Não tem tempo ruim . Rodaram a noite toda por dentro de lama e de mato , de selva e , de vez em quando se via algum bicho pular do mato e desaparecer pelo mesmo local . O urro da onça se ouvia de longe mas era festa de acasalamento . Quando chegaram foi lá pelas cinco da manhã , doze horas de viagem e todo mundo quebrado e Seu Alberto diz que está com pressa para colocar os peixes num local adequado . Se mandou deixando Malaquias e sua gente para trás dizendo ele que voltaria dois dias depois , na quarta-feira , com mantimentos e iria mostrar os serviços que deveriam fazer e o local onde iriam retirar as castanhas e assim aconteceu . Perguntou ao Malaquias se estava tudo bem e este animado com o pagamento que iria receber e o serviço com o patrão disse que sim . O trato era sair o pagamento do trabalhador quando o patrão vendesse as amêndoa para a indústria . Seu Malaquias aceitou e passaram-se dois meses sem Seu Alberto aparecer depois que levou sua primeira caminhonete C10 cheinha de Amêndoas já descascadas pela meninada esperta . Dona Mundinha começou a ficar doente da barriga e sofria muito e era a Mocinha que cuidava dessas coisas . Passava a cuia morna na barriga da mulher e não tinha jeito . Não tinham comida nem dinheiro para levarem a mulher ao hospital mais perto que ficava muitos há quilômetros de distância em Porto Velho . Seu Malaquias caçava e pescava com um olho no gato que era a onça e outro no peixe que era o candiru ou a piranha . Dentro do mato só se ouvia o urro das onças que urrava perto ou longe e aquilo arrepiava . Seu Malaquias tinha só um teçado muito amolado , não era páreo para o felino ,mas tinha que encarar o perigo para tratar da família . Decidiu ir embora para tratar de Mundinha e passou primeiro no castanhal com a família e cada um com um saco de sarrapilha meiaram de ouriço cheios de amêndoas e todos começaram a caminhar de volta para a cidade cortando mato e desbravando charcos . Dona Mundinha ia se amparando em Mocinha e no caminho se deram de cara várias vezes com a felina , mas afugentaram o bicho com muitos barulhos ,pedradas e tochas de fogo feito com sacos . Haviam muitas picos de jaca , cobra venenosa da família das jararacas é uma das mais peçonhentas e se camuflavam nas folhagens secas que ninguém vê . É um perigo invisível no meio do mato . Dizem que a peçonha age por meia hora até o último suspiro e o cabra morre colocando sangue pelos orifícios do corpo . Era esta a preocupação do chefe de família .

Bom , dois meses sem o patrão aparecer sem o primeiro salário e as provisões já tinham acabado , o que comiam era eles mesmos que pescavam ou caçavam na selva ou colhiam . Vida muito difícil . As amêndoas não podiam ficar muito tempo armazenadas porque ficavam ranzinzas e estragadas se for sem a casca e o carregamento novo estava ficando estragado . Tinham retirado a casca das castanhas pensando que o patrão iria vir como combinado mais dois dias depois e essas castanhas não seriam vendidas . foi por isso que o Malaquias decidiu levantar dinheiro para curar a mulher com as castanhas que colheram antes de pegarem o beco para a cidade . Três dias de muitas lamas e muitos perigos e dona Mundinha vinha canbaleando no ombro de mocinha pedindo a Deus para morrer . Chegaram num porto no rio candeias onde tinha um cristão com seu barco e foi logo entendendo a situação e levando esse povo sofredor para a cidade . Era o capitão Gabriel que ficou de olho em Mocinha . De lá do Cai N’água, o capitão o qual ainda era um cara novo com seus 25 anos mais ou menos, forneceu dinheiro para o almoço e a condução para chegarem ao João Paulo . Ainda indicou o melhor Gastroenterologista . Saíram do porto Cai N”água direto para o João Paulo Segundo e todos com uma fome que doía a barriga .

Assim que deixaram a mulher nas mãos do médico chega o seu Alberto reclamando que ele, o Malaquias ,iria pagar pelas castanhas que estragaram e pelas castanhas que retiraram das suas terras . Iria dar parte e fazer o B.O. Seu Malaquias tentou explicar mas foi em vão e o homem saiu bufando de raiva do hospital procurando a próxima delegacia que ficava no Cohab , era o sétimo DP.

Todos estavam com suas marmitas nas mãos comendo depois de venderem todas as castanhas bem mais abaixo do preço a um quitandeiro na Avenida Jatuarana . Estavam na frente do João Paulo Segundo comendo , esperando que o médico examinasse a Mundinha para saber o que ela tinha e chegou a viatura com dois policiais para levar Seu Malaquias para explicar aquela história do Seu Alberto . Seu Malaquias nem terminou a refeição , mas pediu para Mocinha tomar conta da garotada e foi com os policiais . assim que ele foi pra delegacia mais um pedaço chega o capitão Gabriel aquele do barco que queria comprar as castanhas e veio saber também se a mulher estava melhor . Aí entrou no hospital viu como a senhora estava e deixou o número do seu celular para qualquer chamada . Ele estava preocupado e de olho na Mocinha . O capitão era um dos anjos que andam por entre esses pobres pecadores humanos e foi saber o que estava acontecendo com o beradero . Tomou o rumo da delegacia também e, chegando lá se deparou com o Seu Malaquias se tremendo igual a vara verde , gaguejando para explicar por que tinha retirado tantas castanhas daquele castanhal . O capitão Gabriel pediu para ser testemunha do trabalhador e contou a situação a qual tinha encontrado essa família .

O delegado pergunta para Seu Alberto :

--- O senhor contratou este cidadão para trabalhar para o senhor no castanhal ?

Seu Alberto diz que sim

O delegado pergunta :

--- O Senhor levava mantimentos , remédios e algum corte de tecido para eles fazerem roupas lá no acampamento ?

Seu Alberto disse que tinha levado , mas foi como o seu Malaquias já tinha explicado que foi só na primeira semana .

O delegado :

---- Então , o senhor estava escravizando uma família para trabalhar forçado para o senhor ?

Seu Alberto diz que não . Era que ainda não tinha vendido as castanhas e o trato era que ele pagaria e levaria mantimentos quando tivesse vendido as castanhas .

O delegado novamente pergunta :

---- O senhor tem a escritura dessas terras que o senhor diz ser sua ? Tem documentos ?

Seu Alberto diz que não , mas que as terras foram passadas do seu pai para ele e foi passada do seu avô para seu Pai .

O delegado :

--- Meu senhor , como é que o senhor vem dar parte de um trabalhador que estava sob regime de escravidão trabalhando dentro de terras do governo e que catou ouriço de castanhas para sobreviver ? Sabia que o senhor vai ser processado por maus tratos ao ser humano e incentivar o trabalho escravo e o trabalho infantil ? Se o senhor quiser eu vou dar andamento ao inquérito que irá para a justiça , mas se o senhor pagar agora os dois meses que o senhor não pagou aos trabalhadores vou rasgar esses papéis aqui e deixar tudo pra lá . O senhor terá que pagar os dois meses e todos os direitos que eles têm . Eu nem vou dizer que o senhor estava sabendo que o trabalho infantil também é crime e isso vai lhe custar mais dois meses de salários para as crianças que trabalharam feito escravos nessas terras .

Seu Alberto ainda quis retrucar sobre as castanhas que ficaram estragadas no galpão ,mas foi lembrado pelo capitão Gabriel que ele disse que pegaria a próxima carga depois de dois dias . E o delegado nem quis ouvir mais nada e sentenciou :

--- Vou mandar meu escrivão calcular quanto o senhor está devendo .

Todos de cabeça baixa esperando o resultado das contas e o Capitão Gabriel recebe uma chamada do João Paulo Segundo no seu celular :

--- Pode falar !... Foi? ... Que pena ! Que Deus a tenha ! Mundinha não aguentou e sucumbiu : tinha um feto morto que ficou podre dentro do útero e aquilo afetou os outros órgãos . Infecção generalizada ! Se o socorro fosse rápido talvez ela tivesse escapado , mas a caminhada de três dias pela selva não a poupou . A ironia era que ela tinha pavor do candiru ,mas foi um ser que nasceu dentro dela que a levou e não um ser que se instalou nela através do parasitismo . Gabriel não falou nada para ninguém que era para não conturbar mais ainda e olhou com um olhar de uma tristeza profunda para Seu Malaquias que o mesmo ficou desconfiado de mais uma desgraça .

O delegado chega com um papel nas mãos e chama o patrão e o empregado para esse acordo ou o inquérito iria para a justiça e o Seu Alberto iria ficar preso até ser chamado de acordo com a fila de processos :

--- Aqui Seu Alberto, se o senhor não concordar com o acordo feito aqui porque eu sei que o senhor fazia essas coisas sem realmente entender da lei , o senhor será preso em flagrante delito . o que o senhor fez de acordo com a lei é muito grave e haverá prisão e multa . Eu estou lhe livrando da cadeia se o senhor aceitar o acordo .

Seu Alberto olhou o montante e deu uma nova olhada e disse :

--- Senhor , eu não tenho isso tudo não , mas posso arrumar com colegas ou num banco .

O delegado pediu que um policial acompanhasse o patrão a um banco e de lá vieram rápido para a delegacia com um montão de notas de cem : coisa que Seu Malaquias nunca tinha segurado e com mãos trêmulas pegou as notas e nem quis contar de tanta alegria e também porque não sabia contar . Foi aí que ele se lembrou das crianças e da mulher que havia deixado no João Paulo . Como ela estava ? Será Que ela ia ficar feliz com tanta grana ? Aí o capitão chama Seu Malaquias num canto e diz para colocar aquele montante numa poupança e pensar no que fará com o dinheiro . Depois diz para todos o ouvirem :

--- Doutor, tenho uma notícia triste que recebi agora pelo celular e vou partilhar com todos : Dona Mundinha não resistiu aos maus tratos e faleceu . Ela tinha um feto no útero que não se desenvolveu por conta da fome e dos maus tratos sofrido e faleceu , infelizmente .

Seu Malaquias olhou com aquele olhar de perdido para o amigo e esqueceu o dinheiro que estava dentro de uma sacola com o logotipo do banco .

Seu Alberto que estava num canto da sala compreendeu a situação e ficou de sobreaviso , foi logo dizendo meus pêsames e o delegado :

--- Dessa forma seu Alberto há ainda um agravante que é a morte da esposa do seu empregado que estava também como escrava . O senhor deverá ser preso .

Seu Alberto cogita pagar o dobro do que já tinha pago e Seu Malaquias de cabeça baixa com soluços ia pegando a maçaneta da porta e a abrindo dizendo :

--- Não tem dinheiro que pague a vida da Mundinha . Saiu e deixou o dinheiro na mesa do doutor .

Gabriel vai atrás do beradero . Ele estava numa sala contígua chorando copiosamente a morte da Mundinha e o chama para dentro da sala do doutor dizendo que agora não adiantava chorar .

Aí , Seu Alberto cogita dar a sua casa no centro além do dinheiro que havia dado e fazer o funeral para não ser preso e ficar tudo por ali mesmo e foi o que aconteceu por intermédio do capitão Gabriel, pois este via que Seu Malaquias também tinha culpa.

Hoje , Malaquias também está fazendo companhia para a companheira ; os meninos e meninas filhos do casal, já estão adultos e vivem ainda ligados ao rio e o capitão Gabriel que ainda tem um barco levando passageiros e bagagens pelo Rio Madeira vive com Mocinha na rua Rui Barbosa e foi a Mocinha ( o nome dela é outro ) que me contou essa história .

PORTO VELHO 11/10/2023.

Professor J Silva
Enviado por Professor J Silva em 11/10/2023
Reeditado em 24/10/2023
Código do texto: T7906134
Classificação de conteúdo: seguro