Paciência e Tolerância

Cada vez que você se deparar com algo que te incomode ou te irrite,

procure mudar seu foco, fazer algo diferente ou sair da situação, o

mais rápido possível. Jorge Guima

Era uma pequena cidade chamada Harmonia, onde todos os seus habitantes eram conhecidos por sua paciência e tolerância. As pessoas de Harmonia viviam em perfeita harmonia, desfrutando de uma vida tranquila e serena.

No entanto, em um dia ensolarado de primavera, um vento de mudança soprou sobre a pacífica cidade. Um jovem chamado Lucas decidiu se mudar para Harmonia em busca de uma vida mais calma e equilibrada. Ele estava cansado do barulho e do ritmo acelerado da cidade grande.

Lucas logo percebeu que Harmonia era de fato um lugar especial, onde as pessoas pareciam nunca se incomodar ou se irritar com nada. Intrigado, ele decidiu investigar o segredo por trás dessa tranquilidade.

Ao conversar com os moradores locais, Lucas descobriu que eles tinham uma prática diária que os ajudava a manter a calma em momentos de irritação. Sempre que algo incomodava ou irritava alguém, o conselho era prontamente dado: "Mude seu foco, faça algo diferente ou saia da situação."

Intrigado com essa filosofia de vida, Lucas decidiu testar essa abordagem transformadora. Um dia, quando estava prestes a se irritar com o trânsito caótico, ele decidiu mudar seu foco e apreciar a paisagem ao seu redor. Logo percebeu que funcionou! Para sua surpresa, a irritação se dissipou e foi substituída por um sentimento de gratidão por estar presente naquele momento.

Encorajado pelo sucesso da primeira tentativa, Lucas começou a incorporar essa filosofia em todos os aspectos de sua vida. Sempre que algo o incomodava ou irritava, ele buscava alternativas para mudar seu foco. Ele aprendeu a encontrar beleza nos detalhes mais simples e a apreciar as pequenas alegrias do dia a dia.

Em uma tarde de verão, Lucas estava no parque desfrutando do sol brilhante e do ar fresco quando uma criança correu e derramou seu sorvete em seu tênis novo. Lucas poderia facilmente ter se irritado e estragado seu dia, mas ele se lembrou da lição que Harmonia lhe ensinara.

Em vez de ficar bravo, ele sorriu para a criança e a confortou, dizendo que acidentes acontecem. Depois, decidiu se divertir um pouco mais no parque, deixando o incidente para trás. Ele brincou no balanço, fez amizade com uma pessoa desconhecida e até experimentou o jogo de xadrez com um senhor sábio.

Lucas descobriu que, ao mudar seu foco e tomar uma atitude diferente, era capaz de transformar até mesmo as situações mais irritantes em experiências agradáveis. Ele percebeu que a paciência e a tolerância eram realmente as chaves para viver uma vida harmoniosa.

À medida que os dias se transformavam em semanas e semanas em meses, Lucas se tornou uma pessoa completamente diferente. Sua irritabilidade desapareceu e ele aprendeu a aproveitar cada momento. Ele tinha se tornado um verdadeiro habitante de Harmonia, vivendo em perfeita sintonia com aqueles ao seu redor.

E assim, a filosofia de mudar o foco, fazer algo diferente ou sair da situação foi passada para Lucas e para as gerações que o seguiram. Harmonia continuou a viver em paz, lembrando a todos que, ao enfrentar algo que os incomode ou irrite, eles sempre poderiam encontrar uma saída pacífica e transformadora.

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 28/09/2023
Código do texto: T7896008
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.