A matriarca ..... Parte 1.

Acho que quando a pessoa está pra morrer,sabe que vai morrer...Sei lá!...Acho que as forças vão se acabando...

Foi assim que aconteceu com a minha vó,Tetê...O nome dela era Teresa,mas,não gostava que a chamassem por Teresa ou Dona Teresa,ou vovó...Era Tetê e ai de quem se atrevesse a chamá-la de outra coisa...

Tetê morava,primeiramente, sozinha numa casa na Rua Carioca na qual ficava o muro da Sanbra em Bayeux,me levava pra lá e eu apanhei muito porque misturei café com açúcar ou perfume com talco ou pó de passar na cara...Eu fazia um estrago mas ela me adorava por causa das minhas loucuras...Eu sempre achei que ela era meio louca também...

Eu já vi a Tetê bater no meu pai,seu filho,na minha frente,por minha causa...Engraçado é que meu pai se ajoelhou pra ela bater nele com as correias que ele ia me espancar por eu ter quebrado um copo de vidro...Nunca mais eu me esqueço...Eu deveria ter uns 6 anos de idade...Pra dizer a verdade eu adorei ver aquela cena e até hoje me lembro com prazer...Não vou negar, mesmo ele agora estando morto também...Quem se atravesse a falar qualquer coisa de mim diante dela levaria um soco daquelas mãos esqualidas,mas,forte...Era minha defensora e eu o defensor dela,o fã número um dela também...

pode ter algum irmão ou primo meu que tivesse afinidade com ela igual a mim,mas,cumplicidade duvido que existisse alguém com mais cumplicidade do que eu e ela...

Depois Tetê foi morar com a tia e ela foi muito Massacrada por lá...Se deixou levar pelos vícios do alcoolismo e tabagismo...Aliás, as duas que eu as adorava se deixaram levar por esses vícios e pereceram por eles...Minha tia que não vou citar o nome,pois,este texto não diz respeito à ela e sim a minha avó,morreu de cirrose hepática e a minha vó nos meus braços morreu com efizema pulmonar,sem fôlego...

Às vezes eu fico com aquele sentimento de culpa por causa da morte de ambas as peças de maior afinidade fora meus pais e irmãos,porque,todo mundo sabia que a Tia era alcoólatra e fumante assim como a minha vó...Outras vezes me pego pensando que este sentimentos de culpa é proveniente da cena de ter visto a vida escapando da minha avó sem eu poder fazer nada...Além de fumar cachimbo elas mandavam eu comprar todos os dia na bodega do Seu Neco uma carteira de cigarro Clássico sem filtro ou um saco de fumo pra colocar no cachimbo e uma garrafa de Engenho do Meio,cachaça boa da cidade de Santa Rita,era o que diziam...E quando não tinham dinheiro era meiota de qualquer pinga e o fumo de rolo mesmo...Eu como cúmplice ,desobedecia às ordens da família e me aliava às viciadas,quando não comprava lá no seu Neco ia comprar lá em seu Antônio ou em Seu Arnô,mas,era eu que ia comprar pois todos eles já tinham ordem de não vender fumo ou álcool pras duas e ninguém sabia como é que elas ficavam bêbadas sem sair de casa,mas,a garrafa ficava detrás do pote que era pra esfriar e uma carteira de Clássico era rápido,aí rolava o cachimbo....Porém,era eu que ia comprar e esse era o meu maior segredo que estou espalhando agora..Depois eu fico imaginando que se não fosse eu seria outro neto ou outra pessoa,mas,com certeza elas não estariam mais vivas...Se a minha vó tivesse viva estaria com uns....Sei lá!!...Mais de cem anos e a minha tia beirando os cem com certeza...Sei lá !!

Depois a minha vó foi morar com o meu tio e lá ela era bem tratada,pois,os meus tios não tinham vícios nenhum. Ai perdi o contato com Tetê...Me lembro que quando minha avó foi pra casa do meu tio já foi muito debilitada e não passou muito tempo por lá ...Uma coisa que eu não entendia era porque ela não queria morar com a minha família,a família do meu pai,mas,um dia quando eu ia chegando em casa do quartel direto para o meu quarto para me livrar do sufoco do coturno;quando eu ia passando pela sala uma mão fina,fria me intercede segurando a minha mão e fito aqueles olhos cansados de viver que no momento notei a felicidade transborda - los e essa vozinha dissonante sussurrar:

--- Meu filho,vim pra ficar com você!

Notei o cansaço da vida sofrida não pela falta de oportunidade,mas,mais pela ignorância geral que tem os pobres e notei também a força de vontade de viver que era caracteristica daquela figura marcante,a matriarca...

PORTO VELHO 23/07/2017

Professor J Silva
Enviado por Professor J Silva em 23/07/2023
Reeditado em 23/07/2023
Código do texto: T7844169
Classificação de conteúdo: seguro