LADRÃO DE GALINHA

Francisco de Paula Melo Aguiar

Era uma vez um proprietário rural que plantava quase tudo em sua terra, como por exemplos: cana de açúcar, mandioca, milho, abacaxi, etc.

Outrossim, tinha um modesto curral com umas cabeças de gado, além de ovelhas, etc.

Também, tinha uma boa criação de galinhas de capoeira.

Para manter o dia a dia da pequena fazendola e suas culturas, tinha empregados cíclicos no que se refere a produção agrícola, porém, no que se refere à criação de animais domésticos, a prestação de serviços é diário.

O patrão contratou um senhor de meia idade, tinha na época uns vinte e poucos anos, ficou morando em uma casa de morador nas aproximadamente do serviço. Teve sua carteira de trabalho assinada, recebendo salário mínimo, pagamento dos direitos previdenciário e sociais. Ficou com a tarefa de cuidar da criação dos animais domésticos, por exemplo, cuidar de cinco vacas leiteiras e de umas vinte galinhas de capoeira, botando ração, água, etc.

O caseiro, depois de um ano de trabalho, arranjou uma companheira, construiu família e continuou sempre responsável por suas atividades laborais.

Assim o tempo passou depressa, uns seis anos.

Um certo dia o fazendeiro foi a cidade e encontrou com um vendedor de galinha, umas aves da espécie capoeira, uma beleza, aí comprou uma e levou para casa para o almoço do dia seguinte.

E isso se repetiu várias vezes, o fazendeiro se transformou freguês do vendedor de galinha de capoeira na feira pública.

Tudo ia bem para o caseiro que cuidava do galinheiro, até o dia em que o fazendeiro encontrou o caseiro conversando com o vendedor de galinhas de capoeira, deu bom dia, eles responderam, aí o fazendeiro perguntou ao vendedor de galinhas: o senhor tem uma galinha de capoeira de primeira para me vender hoje? O vendedor de galinha, respondeu: hoje não tem galinha de capoeira, porque compro direto deste fornecedor aqui (o caseiro) e hoje ele não trouxe.

Em síntese, o fazendeiro tinha como caseiro, o ladrão de galinha, homem de sua confiança e seu empregado por uma década.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 07/05/2023
Reeditado em 07/05/2023
Código do texto: T7781961
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.