CONTOS DO TEATRO HUMANO - O padre da igreja de Santo Antônio de Categeró.

CONTOS DO TEATRO HUMANO

O padre da igreja de Santo Antônio de Categeró.

Em Vila Verde, norte de Palmas no Tocantins, um padre foi designado para administrar a igreja de Santo Antônio de Categeró.

Há tempo, a igreja estava fechada sem nenhuma atividade.

Num sábado de Sol, povo nas ruas, gritava: Salve o padre Bento! Vivas ao padre Bento!

Seja bem-vindo, senhor de Deus!

A festa tomou conta da pacata Vila Verde.

Semanas se passaram e os fiéis e infiéis se amontoavam dentro da igreja.

O prefeito até mandou dar uma mão de tinta na igreja e o que sobrou pincelou o Santo.

O dízimo de um conto de réis, passou para dez contos.

Padre Bento, tocava o sino logo cedo e a missa o dia todo.

Um belo dia, o Delegado da Vila foi a igreja para agradecer ao Santo.

Ajoelhado, junto ao Santo, começou a chorar e se agarrou ao Santo. Milagre ou coisa parecida, começou a jorrar dinheiro do fundo do Santo. Deus que me perdoe, disse o Delegado e olhando para o padre, falou: - O senhor e esse Santo estão presos por lavagem de dinheiro.

O padre até que tentou dar um agrado ao Delegado, mas o que se sabe é que foi condenado e expulso da igreja. O mais triste sobrou para o Santo que ainda estava em liberdade condicional. Nomeado um novo padre para a paróquia e sabendo que havia acontecido, não perdeu tempo: In nomine Patris, et Filii, et Spiritu Sancti, triplicou o valor do dízimo e até dentes de ouro, com um sorriso de piedade, colocou no Santo.

Não tivemos mais notícias de Vila Verde, pois o Jornal O TRAMBONE, foi fechado pelo padre e notícias, dizem....somente através do disse que me disse.

Estêvão Zizzi
Enviado por Estêvão Zizzi em 29/01/2021
Reeditado em 23/06/2021
Código do texto: T7171571
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.