A vida nos prega peças.

Tenho um iate médio há cinco anos e, eventualmente, transporto turistas que desejam desvendar o que as montanhas da ilha, onde moro, escondem. E são tantas as surpresas!

Que estranho fascínio exerce o que se acha oculto... E foi movida por essa curiosidade que comprei o barco, após anos de namoro.

Aproveitando a baixa temporada, há quinze dias coloquei o Saporoso na Marina para manutenção.

E ontem, após o almoço, voltei lá pra ver o andamento do trabalho.

Plena terça-feira de mar calmo, sol fraco e raras pessoas nas ruas.

Rick, o rapaz da manutenção, sorridente como sempre, de longe me fez sinal de positivo.

Cheguei mais perto e ele confirmou:

_ Tudo pronto, patroa. O barco está perfeito.

_ Que bom, Rick! Hoje, eu não pretendo sair. Só passei pra ver se havia novidades e deixar o seu cheque.

_ Uma senhora está lhe procurando. Parece que quer fazer um passeio. Ah, lá vem ela!”

E, foi assim que passei o resto da tarde passeando de barco com a agradável senhora idosa, de aparência tranquila e olhar penetrante.

Ela me contou, apenas, que quando moça ela e o marido tiveram um barco semelhante ao meu, e o ronco do motor a transportava para o passado.

Depois, sentou-se ao meu lado e, quando tornou a falar era como se conversasse com a Natureza; um misto de oração e poesia.

Falou de nuvens, marolas, transparência das águas, docilidade da brisa...

O brilho do seu olhar, verde como as ondas, aumentava cada vez que ficava em profundo silêncio.

No final da tarde, retornamos e eu me sentia em profunda paz.

A senhora saltou do barco com impressionante agilidade, se despediu do Saporoso e de mim com doce sorriso e olhos marejados.

Absorta, a segui com o olhar até que ela desapareceu no píer, parecendo flutuar.

Tentei me lembrar de onde a conhecia – as suas feições me pareciam tão familiar...

Mas, por mais que me esforçasse, eu não lembrei.

Só sei que a partir de agora, olharei a Natureza com maior gratidão e reverência.

Hoje, bem cedo, fui à capital que dista 70 km para comprar suprimentos.

Aproveitando a tarde livre, passei mais uma vez na Biblioteca Municipal.

Um retrato na parede que, deve estar ali há anos, me atraiu a atenção.

Mas, como pode ser? O retrato é da senhora que eu levei para passear ontem à tarde!

Sem acreditar no que eu via, cheguei mais perto para ler a placa anexada e gelei:

“A poetisa Alice Angel Di Nigris, madrinha desta sala de leitura, nasceu em Boituva/SP em 30/05/1910 e faleceu em Santos/SP em 10/05/2008.”

* Se alguém me contasse esta história, eu jamais acreditaria.

Anita D Cambuim – 12/09/2015

Anita D Cambuim
Enviado por Anita D Cambuim em 04/10/2020
Código do texto: T7079472
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.