Os dois irmãos e a Torre da Paróquia Nossa Senhora da Paz em Bernardino de Campos - SP.

No começo da década de 20, havia sido construída a Paróquia Nossa Senhora da Paz na cidade de Bernardino de Campos.

Para os moradores que faziam suas preces em casa foi festa geral.

Na inauguração o padre Cornélia foi designado para dirigir a paróquia. Naquele dia fez um discurso eufórico.

" Moradores de nossa querida Bernardino. Finalmente, poderemos nos abrigar na casa de Deus. Temos um lugar sagrado que nos unirá em oração." No final de sua fala uma senhora cochichou a uma amiga : " Já é alguma coisa. Mas como assim, dona Benta?" Respondeu a amiga.

Tudo bem que a paróquia saiu do papel, mas sem uma torre? Um sino? Falou meio carrancuda, dona Benta. A amiga retrucou: Mas isso em breve se resolve.

Enfim, a paróquia estava em pé.

" Veja seu Onorato! O que seu Sebastião? Veja a construção! Quatro paredes e um telhado, nem o nome aparece inscrito! E o padre com aquele sininho de mão para avisar uma cidade inteira? O senhor tem razão. Muita gente lá no bairro dos Cafezais nem ouvirá esse sineta de mão. Está mais para avisar recreio de escola.

Semanas se passaram e os moradores começaram a reclamar ao padre. " Deus que me perdoe, padre Cornélia! Mas o que foi minha filha? Perdi a missa das seis, pois não ouvi o blém-blém:do sino!"

Assim, sucessivamente ocorria com outras pessoas.

Algumas até passavam horas próximas da paróquia a espera do

Blém-blém do sino para não perdem a missa.

O caso só não foi parar no Vaticano porque dois irmãos resolveram falar com o padre." Padre! Sim, seu Luiz Zizzi ? Eu e meu irmão Antônio Zizzi, queremos fazer uma torre para a nossa igreja. O padre pediu licença por alguns instantes e foi consultar a quantia do dízimo. Triste, pensava o padre. Não dá nem para comprar o vinho, o pão e a hóstia!

Voltou a conversa com seu Luiz :

" Eu sei de sua fé e de sua família. São os verdadeiros Católicos apostólicos romanos...mas nos falta dinheiro para erguer uma torre." Mas é por isso que estou aqui! O que o senhor quer dizer, seu Luiz Zizzi ? Preciso que o senhor nos autorize a fazer a torre e até colocar um sino, sem nenhum custo. O padre olhando para o céus, aliás, para o telhado, respondeu com voz messiânica :- Que Deus o abençoe, porque eu não tenho um tostão! O senhor tem a minha autorização. Naquele momento o irmão Antonio se dirigiu ao padre : - Que estilo o senhor quer? Pode ser até um Torre de Olaria, com tanto que seja uma torre! Respondeu o padre.

Antonio foi para sua casa pensar no estilo da torre. Consultando seus desenhos reparou que geralmente as torres da igreja são essencialmente simples, de planta quadrangular ou circular, decoradas com bandas horizontais de arcadas cegas e com coroamento em cone ou pirâmide octogonal.

Em duas semanas lá estavam os dois irmãos a construir a torre da paróquia. Alguns meses se passaram e ela ficou pronta. O sino, seu irmão Luiz Zizzi, mandou vir de São Paulo. Terminada o padre fez uma nova inauguração : - Quero agradecer aos senhores Antonio Zizzi e Luiz Zizzi . Hoje a paróquia tem um torre e um belo sino.

Está construção está até hoje na praça matriz da cidade. O que faltou foi uma pequena plaquinha em homenagem aos dois irmãos. Mas isso não importa. Passaram para a história e hoje brilham nos céus.

Em tempo : Antonio Zizzi foi meu avô por parte materna e Luiz Zizzi , meu tio.

Estêvão Zizzi
Enviado por Estêvão Zizzi em 03/09/2020
Código do texto: T7053595
Classificação de conteúdo: seguro