O CONTO DA MADAME RICA COM 115 CAPITULO MUITO BOA SÃO 350 PAGINAS DE FOLHA SUFITE

303 pág X 0,R0 por imprenssão data de autoria PP/ 0C/E00E PREÇO POR FOLHA DE COPIA ACIMA DE A0 PÁG 0,0U PREÇO DO AUTOR B0% DATA DO CALCULO 26/7/04

“ Conto Madame Rica.”345 paginas ++115 capitulo

Autor Teodoro de .

Autor José Teodoro Ramos.

OU ZETEODORO

Proibida a reprodução no todo ou em parte.

Capitulo 01

Antony Ferry era de origem pobre, seu pai agricultor, dono de um sitiozinho de quatro alqueires, onde se plantavam de tudo, mas a renda mesmo vinha de plantações de tubérculos, produto que da em baixo da terra, como mandioca, cenoura, inhame, etc: seu pai o senhor Afonso Castanho Ferry homem de pouca leitura, estudou ate o quarto ano primário, sua mulher dona Dalva, seme analfabeta, só sabia escrever o nome, mas eles queriam que os filhos estudassem, e para isso eles não mediam sacrifício nenhum, e os seus filhos eram quatro, um homem e três mulheres, o mais velho se chamava, Antony Castanho Ferry, Ilma Castanho Ferry, Adélia Castanho Ferry, Renata Castanho Ferry.

Lá no sitio, o seu Afonso tirava seu sustento, e da família com o que se plantava na terra que vinha de dois tubérculos, inhame roxo, e gengibre.

A todos seus filhos o seu Afonso conseguiu pagar, escolas até o secundário, dali para frente às despesas subiram tanto que não foi mais possível pagar.

Capitulo 02

O seu Afonso não podendo mais custear os estudos de seus filhos, ele as chamou de volta para o sitio, então as mocinhas retornaram para o sitio, e começaram ajudar sua mãe, a fazerem doce para vender na cidade de Cerro Bravo.

A cozinha de dona Dalva não tinha azulejo, o piso era de vermelhão, mas muito bem limpinho.

As paredes pintadas de cal, sempre bem branquinha, fogão de lenha num canto, a pia de granito com uma torneira d’água permanente, que vinha de uma bica da canaleta que alimentava o monjolo, uma derivação levava a água até a torneira da pia, quando se abria a torneira a águapaqra arrumar a cozinha, a água que saia da pia entrava numa tubulação e ia para um pequeno riacho, e onde esse cano desaguava no riacho era rico em peixe que estava cevado devido detrito de comidas que ali caia.

A principio os doces eram levados à cidade para ser vendida, coisa essas, feitas pelas meninas, depois o povo da cidade descobriram o monjolo, e começaram a ir até o sitio para ver o mesmo, e o seu Afonso começou a cobrar ingresso, e assim sua mulher abrio uma barraquinha para vender seus doces, quando da visitação de turistas, e escolas, que vinham em função de ver o monjolo trabalhar, e tinha outros atrativos que o seu Afonso explorava que era as trilhas para as cascatas, e cachoeira, de cento e quarenta metro, que se faziam o tal de rapel (descer por uma corda) ao seco por fora da cachoeira, ou por dentro da mesma.

E dona Dalva também fazia comida caseira, como a receita de pizza, de massa de panqueca, Receita exclusiva. Faz a massa como se fosse para panqueca, mas depois coloca os ingredientes de pizza ou de banana ou de omelete

Capitulo 03

fica muito gostosa. Arroz com frango. Pega os pedaços nobres do frango e frita ate amarelarem bem depois escorre toda a gordura deixando o mais seco possível ai reserva, cosinha o arroz e quando ele estiver quase para secar, mas ainda contem um pouco d’água coloca o arroz em cima dos pedaços de frango e deixa secar serve quente.O mesmo se faz com arroz e lingüiça. Seu Afonso também não perdia nada, vendia tudo o excedente do seu sitio, como lingüiça mista, ou pura de porco, pamonha, virado de milho, milho verde, em espigas ou assado, cozido, garapa de cana, rapadura, puxa-puxa, melado, nos fins de semana ali virava um comercio.

Quando seu Afonso chamou os filhos, comunicou eles que não tinha, mais condições financeiras para custear os estudos deles, as mocinhas voltaram para o sitio, mas o garoto, Antony ficou na cidade e passou a estudar a noite e arrumou um trabalho de dia na construção civil, primeiramente como ajudante, depois a meia colher de pedreiro, e na faculdade ele optou por escolher a engenharia civil, mas no decorrer do tempo, ele viu que jamais se consagraria em ser um engenheiro, pois o seu salário era pouco e ele ainda precisava pagar sua estadia, e mais o curso que era caro por demais, e lutou bravamente até que conseguiu pegar o titulo de técnico em edificação, como já estava empregado, ele foi ‘melhor’ aproveitado, passou de pedreiro a um cargo acima de mestre de obras, o cargo de técnico em edificação, e como já estava noivo

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 29/06/2020
Código do texto: T6991173
Classificação de conteúdo: seguro