padre Humberto capitulo 48

Três dias depois, os projetos estavam prontos, e o padre marcou para a quinta feira uma reunião com todos os sem terras, e sua mãe e irmã não lhe largavam por nada deste mundo, e viram os quantos era bonito o trabalho do padre.

Na quinta feira depois da reunião normal, que o padre já fazia ele saiu e a cidade estava cheia de gente, e ele subiu no carro de som da câmara e disse. __Meus irmãos sem terras.

O que eu tenho para falar a vocês é pouca coisa, mas devo começar por aqui. Acredito que os lideres, já passou a todos como estão desenhado os lotes, eles são de seis e meio equitare, são sessenta e cinco mil metros quadrados para cada um, não vão mais precisar pagar nada ao fazendeiro, ele doou de presente, lá nos fundos ficou uma gleba de vinte @ alqueires, que também ninguém ira se aproximar, é propriedade particular, (ouve quem reclamasse dos vinte @ do fazendeiro e o deles ser tão pouco), e o padre retrucou, parece pouco, mas duvido que cada um consiga lavrar toda a gleba, a rede de esgoto devera ser tratada por cada um de vocês, não quero que joguem esgoto no rio.

Isso eu ensino depois como fazerem o tratamento de esgotos, as casas serão feitas na base do mutirão, e como existe lote bom e lote não muito bom, nos iremos fazer sorteio, o lote será numerado, do sitio reservado do fazendeiro de lá para kA, e entrará em um saco em um outro saco nos colocaremos os nomes acompanhado de também um numero e os lotes, que estão sobrando receberão os números de três xis que também serão sorteados, para não haver encrenca, e já passei os olhos nas Listagem que esta com a senhorita Angélica, e quem não tiver o nome lá será desqualificado, e não pegara terras, mais aqui nem agora e nem nunca, terá que ir inclusive procurar outro acampamento, vocês tem até domingo para se cadastrarem com a senhorita Angélica, ou o senhor Vicente, mas vou deixar bem claros, essas terras não vão ter escrituras, pois elas continuam a pertencer o seu devido dono, que é o senhor Franco, mas serão suas enquanto a cultivarem, se por um motivo qualquer interromperem esse cultivo, um filho do titular deverá assumir, pois em caso contrario, a gleba se passará para outro sem terra, em caso de falecimento do titular, e o filho do mesmo não quiser assumir o lugar do pai, será dado uma pensão à viúva, e ela deixará as terras e outro será assentado, ela não poderá ser explorada para arrendamento, ou empréstimo, só o titular poderá usufruir a mesma, ouve um pouco de descontentamento, mas nada que viesse a comprometer o projeto.

E boa tarde para vocês, e até o nosso próximo encontro e desceu do carro de som e foi para sua casa.

Sábado chegou e Humberto foi fazer as confições entre eles estava sua mãe e irmã, assim que acabou ele foi para a residência, lá estava a Angélica bonita como nunca, o padre chegou e a moça lhe deu duas listas, uma dos cadastrado para pegar os lotes, e outra dos que não concordava com essa demarcação do padre, e por isso estava de fora e tinham aberto até processo sobre o caso, o padre pegou a listagem dos inconformados, e pós no cofre e a outra listagem o padre começou a fazer papelotes com os nomes e números já que os lotes ficaram com três, algarismo ele pós-números nos cadastrado com quatro algarismo, e o cento e vinte que iriam ficar sem dono ele marcou com quatro xis nesse ínterim entrou nos trabalhos sua mãe e irmã o senhor Vicente.

Os lotes já entraram nas urnas aguardando o domingo, e ficando sobre a guarda do seu Vicente, e os dos sem terras os lideres levaram e foi distribuído para cada um e todos os papeis tinha as assinaturas do padre, do seu Vicente e da Angélica, esse esquema não tinha como dar errado, no dia seguinte na hora da missa cada um ponha seu papelzinho, na urna, que depois ia ser misturado por uma pessoa, e sorteada pelo padre ou senhor Vicente ou ainda a senhorita Angélica, os crentes não precisavam vir a Igreja, mas precisava por o papelzinho nas urnas e nesse clima a cidade amanheceu, parecia uma festa

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 21/02/2020
Código do texto: T6871144
Classificação de conteúdo: seguro