PADRE Humberto CAPITULO 40

O Dr. Miguel que era o advogado do fazendeiro levantou-se e disse. __Ilmo. senhor Dr. Eminentíssimo se o meu cliente empregasse esses sem terras para produzir em sua propriedade poderia se revogar essa desapropriação.

Padre se levantou e disse. __Tem até lógica o pedido do ilustre colega, mas os meus clientes não são empregados.

O Juiz pensou um pouco e depois pediu ao Dr. Humberto que desse o seu parecer e o estão interessados e como contra oferta eu proponho ao senhor proprietário das terras que o que nos podemos fazer é um acordo da seguinte maneira, ficaria dez alqueires como propriedade do então senhor Franco, com direito a uma parte do rio que atravessa a propriedade, e uma faixa de terra devidamente cercada pelo mesmo, para poder adentrar a sua propriedade, como um sitio de repouso, mas que essa faixa que servira de estrada também sirva a todos, e para que não se diga que os sem terras chegaram e ajudado pôr um padre tomou na mão grande.

Sua terra cada sem terras que for beneficiado com a propriedade ficara pôr três anos, a entregara vinte pôr cento do que Produzir ao senhor Franco, como uma indenização da terra crua e nua, e peço ao senhor Dr. Eminentíssimo que para que minha proposta, também seja estudada pelo proprietário e seus advogados, e a distribuição das terras que não seja como até hoje vem sendo.

Feito que é de vinte equipare, mas sim de cinco equipare, esse volume é o suficiente para que um lavrador sobreviva, e ganhe dinheiro com a propriedade, e que também na morte do seu titular, a mesma não venha ser herança, dos possíveis herdeiros, a família pode e deve continuar a lavrar as terras, mas em caso a contrario será tomada pelo INCRA e doado a outro titular "Ficando bem claro que as terras é do seu titular enquanto o mesmo trabalhar a mesma, parou de produzir perde o direito da terra"

O juiz achou a proposta do padre maravilhosa, e mandou datilografar e deu a secção por encerrada.

Mas a noticia tinha corrido, e os sem terras estavam era revoltados com as idéias do padre, e o pátio da Igreja estava lotado de sem terras, que assim que o padre chegou, foram todos em cima dele para reclamar das novidades que eram de pagar por três anos, ao senhor Franco, e de pegarem só cinco equitare, e não vinte alqueires, como falam a reforma agrária, e de não serem donos das terras, nem mesmo quando morressem.

E um dos filhos do fazendeiro que estavam no meio desse movimento, correu a contar para seu pai, que o padre estava tendo problema com seus próprios sem terras que ele acabou de defender.

E o advogado. __Lembrou o fazendeiro que isso era bom, pois com o padre na defesa, seria difícil ele ganhar uma causa, pois o padreco alem de ser muito bom, estava ancorado na lei.

E o velho fazendeiro disse olhando para a parede onde estava sua velha espingarda. __Ele pode ganhar de sua lei, mas da minha lei ele não escapa.

__Larga mão senhor Franco disse seu advogado, a era dos assassinatos já acabou, agora a gente não pode sair ai matando todos que nos molestam.

Já lá na Igreja o padre recolheu todos na própria Igreja e se propôs a conversar com eles, Alguns lideres queria faser uma comitiva e falar por todos e o padre disse. ___Eu quando soube que o corpo de choque ia entrar e retirar todos das terras eu intervi, pois achei que eles precisavam de um defensor, mas se me enganei, ainda esta em tempo de me retirar, eu vim aqui para cuidar da religião, e não para cuidar de tirar a riquezas de um, e dar a outro, e eu vou explicar a todos eles se não entrarmos em concordância eu me retiro e cada um cuida de seus interesses e começou dizendo.

___Em primeiro lugar quero que todos ouçam, com todo o carinho para o que eu vou dizer, em primeiro, todos vocês já estão em pecado porque querem muito, é ganância é pecado então eu como padre não posso e nem devo admitir, e tomar na mão grande se temos a lei do nosso lado,, para também grilarmos essas terras, porque não pagar por ela, se formos esperar que o governo pague, isso vai levar um ou até dois ou mais anos, e acho que todos nos já queremos o mais rápido possível trabalhar a terra, e nada mais justo que paga

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 10/02/2020
Código do texto: T6862770
Classificação de conteúdo: seguro