PADRE Humberto CAPITULO 36

Ai padre Humberto fez uma pausa e molhou a garganta e continuou a falar de incêndio. __Mas se temos um incêndio fora do nosso controle já com muita violência, e rajadas de ventos.

Ai um dos agricultor perguntou. __Padre Humberto porque que todas as queimadas que a gente faz, e claro nós fazemos quando não temos nenhum vento, mas é só começar e o vento já aparece.

__Quando estamos fazendo queimadas, respomdeu o padre nós aquecemos o ar no local se aquece, e ar quente sobe e o ar frio vem ocupar seu lugar e assim que os incêndios criam os ventos, que é tão forte quanto mais forte for o incêndio.

__Mas estávamos mesmo nos incêndios incontroláveis é claro que as temperaturas nas proximidade do fogo é muito alta e se obrigarmos os combatentes a atuarem nesses locais estaremos trabalhando sem sucesso e ainda arriscando acidentar o combatente.

Então primeiro deveremos ver o lado e direção que o fogo caminha, depois com uma boa metragem da cabeça do fogo nós deveremos fazer um acero com enxada ou arado quer a ser tratora do ou com animal se dispusermos de água devemos molhar esse acero e imediatamente atearmos fogo em sentido contra a cabeça do fogo principal, e a medida que o mesmo vai avançando nós vamos apagando alguns focos perto do aceiros assim conseguiremos alem do acero com enxada e aração também com a própria queimada e quando os dois fogos se encontrarem teremos então o controle da situação do fogo ai é só extinguir alguns focos e teremos o incêndio terminado.

Ai deu se pôr encerrada a reunião, e cada um foram cuidar de seus afazeres, o padre foi almoçar depois se recolheu para tirar um cochilo e só acordou lá pelas três horas, e desceu para frente da Igreja e se pós a ler seu breviário andando de um lado para outro como sempre o fazia, quando ronco de caminhões o chamaram sua atenção eram quatro veiculo trazendo tropa de choque, ele parou de ler seu breviário e ficou observando um pouco assustado, com aquele movimento .

Angélica que ia chegando a Igreja foi indagado pêlo padre e respondeu. ___Pelo que eu soube de papai esse pelotão de choque vieram para expulsar os sem terra que estão acampado nas terras do senhor Franco. Parece - me que o senhor Franco ganhou uma liminar de reintegração de posse da fazenda ocupada, o soldado Lucas ia passando e confirmou as palavras da moça.

Humberto deu um sorriso malicioso e falou. __Pelo que eu intendi vocês dois falaram que o fazendeiro ganhou a liminar de posse então essas terras não tem escrituras, mas sim posses.

__E claro padre, disse lhe o cabo, aqui ninguém é dono de nada, todos têm é posse, e são donos só das benfeitorias.

__Então deixa esse seu Franco comigo, e se dirigiu para o foro da cidade para se falar com um juiz, precisava marcar - se uma audiência, mas ele sendo um padre quem sabe o juiz não o receberia, chegou falou com a secretaria e disse: __ Que o assunto era de muita urgência e ficou ali na frente da porta de vidro, o juiz falava com o Dr. delegado. O Dr. Oscar olhando para a porta viu o padre e disse ao juiz.

__Menrentissimo aposto uma caixa de cerveja que o padreco esta ai para intervir na turma dos sem terras.

O juiz levantou os olhos olhou para o padre que apesar de ter o seu breviário na mão não estava lendo e respondeu ao Dr. delegado __Se eu apostar irei perder, melhor não apostar.

O delegado saiu e o juiz mandou o padre entrar, depois de se cumprimentarem e o juiz ainda fez um elogio sobre os trabalhos do jovem padre estava dizendo.

__Já percorri muitas cidades, e como católico que sou já freqüentei muitas Igrejas, mas trabalho igual o seu é o primeiro que observo o senhor esta de parabéns padre Humberto.

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 06/02/2020
Código do texto: T6859728
Classificação de conteúdo: seguro