padre Humberto capitulo 22

metade do trabalho, deixando a outra metade para Deus.

Então a partir de agora, cada um vai ter que trabalhar sem a ajuda de Deus e eu explico **O lavrador planta, depois olha para o céu diz.

Que Deus me mande chuva, se não as plantas não nasce, O pecuarista faz a mesma coisa ele compras os animais e deixa para Deus lhe proteger das peste e o granjeiro não é diferente: Então vou começar com os agricultores bem antes de prepararemos terras para o plantio, os senhores devem armazenar água o suficiente para regar suas plantas, se precisarem, num lugar mais baixo deve Ficar o açude para captar as águas da chuvas e através de bombas elevar elas para um lugar mais alto, que pôr gravidade possam inregar as plantas na falta de chuvas, e não falar blasfemas contra Deus pôr não fazer chover quando devias.

Segundo ponto muito importante, quanto o primeiro é nunca usar dinheiro do banco para produzir suas lavoura.

Com essa frase ouve se um vozeirão na Igreja, e Humberto deixou que todos resmungassem para depois com um sorriso nos lábios dizer: __Senhores! Não me deixaram nem terminar de falar, eu estou só ensinando, a ganharem dinheiro, não estou obrigando ninguém a fazer o que eu digo se ouvirem as minhas idéias, a não quiserem seguir, vocês fazem o que quiserem ninguém é obrigado a fazer o que eu mando, mas vejam a minha explicação.

Quando vão fazer uma plantação e recorrem ao banco, todos se comprometem a pagar juros, que mesmo quando esta chovendo e vocês não vão à roça, mas o banco esta lhe cobrando os juros, se cair uma praga ou chuva de granizo, e perderem tudo, o banco vai querer receber o que lhe é devido, não é verdade. Todos concordaram que sim.

__Se fizerem às plantações com suas próprias forças, e ocorrer uma dessas coisas que eu citei vocês terão prejuízos é claro, mas será bem menos. Ha! Como fazer uma grande plantação sem dinheiro, isso é fácil, vamos escolher um grão qualquer, que pode ser o milho ou arroz ou feijão, vamos começar com um quilo bem escolhido, como é para semente, e é tão pouco, nos vamos plantar o milho, e o feijão com uma distancia de um palmo uma

cova de outra, e entre ruas com quinze centímetros, que é para ele sair forte e viçoso, com três grão pôr covas, sendo arroz seria cinco pôr covas, vamos aguar com canecas, e cuidar com carinho um quilo deve dar na colheita mais ou menos um saco e com um saco se planta uma roça inteira, e ai vai depender de cada sitiante, se quiser plantar mais é só aumentar, os quilos das sementes.

Vamos fazer um intervalo, para tomarmos um copo de água, e já ensino adubar sem precisarem do banco.

__De onde estou eu vejo a Igreja lotada, e tirando umas quinze pessoas que acredito que não vive de agricultura, apesar de gostarem, porque se não, não estariam aqui, o resto são mais de cem e aposto minha batina que nenhum dos senhores, tem um silo ou um barracão! Por favor, levantem a mão quem tem um silo ou um barracão.

E ninguém o fez. Daí o padre perguntou falando os senhores pecuaristas guardam os sacos de sal dos animais nos pés da cama no quarto do casal, os arreios fica na sala, estou enganados ninguém comentou o contrario, eu estou desafiando se um só provar que tem um barracão e um silo para guardar as coisas eu não uso mais batina.

Ouvem-se muito comentário algumas risadas, mas ninguém contestou o padre, e ele continuou. __Bem senhores, enquanto sua semente brota, vocês escolhem legumiséiras, que acharem mais adequados, e plantam porque no frio não se faz roça, uma vês plantado as legumiséiras, que ira fazer o adubo verde, vocês vão construir o barracão e o silo, barracão é para guardar, o que o sitiante vai colher, que é arroz, feijão, milho, ração dos animais etc., silo é para guardar os grãos, que se vai vender, mas vejam bem, a importância do silo, uma vês que já plantaram, e colheram sem ajuda dos bancos, não ha necessidade de correr para vender, os senhores não estão devendo nada para o banco, então devem expurgar suas mercadorias,

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 12/01/2020
Reeditado em 12/01/2020
Código do texto: T6839959
Classificação de conteúdo: seguro