padre Humberto capitulo 03

__Ótimo Dom Gabriel, obrigado pelo alerta vou ficar vigilante, e tentar ficar vivo, mas gostei que me escolhesse, porque se fosse para um lugar maravilhoso, eu nada teria para fazer, e minha vida ficaria muito monótama. __Então meu filho você tem quinze dias para se apresentar às autoridades de lá, e assumir sua paróquia: Ai o Bispo se levantou de sua poltrona e se achegou de um mapa pendurado na parede, Humberto acompanhou, e viu que no mapa estava com bastante alfinete, com cabeça verde, e uma era amarela, destacando bem das demais e o Bispo disse: sua cidade é esta aqui meu filho, e apontou para a amarela e de fato ali estava escrito Riacho Seco, mas era só um pontinho preto no mapa feito com a ponta de um lápis.

Humberto pegou os papeis de sua transferência, e despedindo do Bispo e da secretaria ele saiu, entrou em seu carro e partiu.

O Bispo virou-se para sua secretaria e falou envie um telegrama para a cidade de Riacho Seco, avisando as autoridades, que de hoje há quinze dias, um outro padre estará chegando, para substituir o falecido.

O telegrama chegou, o telegrafista recebeu, como não tinha ninguém que o auxiliasse na entrega das correspondências, ele mesmo fechou a porta, e se pôs a entregar, deveria fazer ao prefeito, mas o mesmo ficava mais em sua fazenda, que na cidade, ele resolveu levar na casa do presidente da câmara, que também não estava lá, e ai não teve outro remédio, se não levar a delegacia, e foi o que fez, entregou o telegrama para o Dr. delegado.

O delegado pegou o telegrama e enquanto procurava os óculos para ler, os perguntou ao telegrafista. __È boa ou má noticia, que esta chegando.

__Não sei Dr.eu escrevi, mas não li, é crime ler correspondência dos outros.

E o delegado pensou, não é possível, ele escreve e não lê, mas pondo os óculos, ele leu e em vos alta, e concluiu, chega um novo padre para a cidade, espero que não seja bisbilhoteiro e mulherengo como o outro.

E o telegrafista respondeu: __Que é isso Dr. delegado, o finado padre era um santo.

O delegado olhou de soslaio e disse: __Era santo mesmo, morreu e deixou um monte de filho na cidade, e não vou me assustar em descobrir que o seu assassino, não foi um pai ou marido que esse padre andava lhe pondo um par de chifres e pôs dois dedos na testa simulando um par de chifres.

__Credo em cruiz Dr. isso é blasfêmia; e fazendo o sinal da crus o telegrafista retornou para o seu serviço.

Humberto saiu do escritório do Bispo, e foi procurar seu pai no escritório da companhia, a secretaria o fez entrar, e assim que entrou ele viu que seu irmão estava presente, e com um amplo sorriso ele disse a seu pai: __Eu ganhei uma cidade papai, onde vou ser o pároco.

O seu pai tirou os olhos dos documentos que examinava e respondeu. __Ótimo filho e que cidade é essa e onde fica. __E Riacho Seco pai.

O velho franziu o cenho e repetiu, __Riacho Seco, e como se desse um estalo, o senhor Jairo falou. __Mas lá só tem bandido meu filho, vou falar com o Bispo, ele tem que designar um lugar melhor para você. Enquanto o pai fazia esse comentário, o irmão Paulo corria para o mapa para tentar localizar a tal cidade.

Humberto ainda com um sorriso nos lábios retrucou seu pai __Calma papai! Calma papai, lugar melhor que esse não existe, o senhor mesmo me disse que o lugar esta cheia de bandidos, e eu acho ótimo, porque em sala clara a gente não instala luz. E eu quero ser a luz. Dessa cidade papai.

O Dr. Jairo disse com o semblante carregado de preocupação __Mas meu filho! Essa cidade é pagã demais para um padreco inexperiente como você.

__Ara papai! (Falou isso com os braços aberto) ninguém consegue experiência sem trabalhar, e o único lugar aonde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

E Paulo falou: __Pocha Umberto! Quase que eu não acho, essa cidade não existe no mapa é um ponto de caneta.

E Humberto ainda sorridente disse ao irmão

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 20/12/2019
Código do texto: T6823087
Classificação de conteúdo: seguro