Mariazinha da Frasqueira

Mariazinha nasceu e vivia nu bairro humilde da cidade que era apelidado de Frasqueira. No interior é comum esse tipo de apelido em bairros da periferia. Lá só viviam pessoas humildes mas trabalhadoras e, como sempre acontece dentre os pobres, solidários, solidários, fraternos. Praticavam a partilha, uns ajudavam os outros.

Mas naquele bairro havia uma moça que detestava o barro e era revoltava com os moradores e, sobretudo, a pobreza, Era MMariazinha. Ela não se enturmava com as outras mocinhas e nem falava com os rapazes. Um deles, seu vizinho, um rapaz chamado Luis Augusto era arriado por ela. Um rapaz educado, sério e ótimo estudante que estava concluindo o segundo grau num colégio público e fora chamado para trabahar num banco privado.

Mariazinha era uma moça muito bonita, muito bem feita de corpo. El sabia que agradava aos homens. Certo dia quando voltava do colégio, estava terminando o curso pedagógico graças a uma bolsa escolar, viu na praça um moço da capital, sobrinho de um rico do lugar. Ele pregou o olho nela e ela nele. Começaram a namorar. O tio do rapaz ainda advertiu a moça que o sobrinho er um playboy enrolão e sem futuro. Mas aquilo entrou por ouvido d moça e saiu pelo outro, pensou que era preconceito do rio. Acreditou no apaz e no seu papo, achava que ele seria o meio de sair da pobreza. Começaram a namorar de verdade e... Mariazinha caiu no conto mais batido de todos os tempos, cedeu acreditando nas promessas do sujeito. Resultado: engravidou. E, claro, o playboy desapareceu.

Mariazinha quase enlouqueceu. Tentou fazer um aborto com uma "fazedora de anjos", mas esta era amiga de seus pais e rejeitou a tarefa sórdida, e contou o problema à família dela. Os pais ficaram envergonhados. A gravidez logo foi descoberta pelas pessoas da sua rua, diziam abertamente: - Mariazinha não é mais moça! Um escândalo. Ela perdeu todo o orgulho e fiou trancada em casa, pretendia ter o filho e depois ir embora para o sul. Os pais aceitaram a decisão. Não a repudiaram, mas ficaram muito tristes.

Só que alguém apareceu para reverter o quadro de tristeza da moça e dos seus pais: Luiz Augusto, o vizinho que era apaixonado por ela. Ele jpa estava trabalhando no banco, foi à casa dela e propôs casar com a moça e assumir o filho dela quando nascesse. Fez mais: disse da rua que tinha sido ele o autor quem engravidara Mariazinha, Casaram, ela vestida de branco e de veu e grinalda, nos trinques.

Casaram e vivem felizes, ela se tornou uma figura popular, uma das referências do bairro da Frasqueira. Vive quase feliz, digo quase porque às vezes lhe bate um surto de tristeza, mas coisa rápida, sobretudo quando ouve Maria Bethânia cantando uma música sertaneja: "É o amor.../ Que mexe com a minha cabeça e me deixa assim...". Mas logo se recupera e vai cuidar da sua casa. Vida que segue. Inté.

P.S. O causo é verdadeiro mudei apenas os nomes e o lugar. Juro.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/05/2019
Código do texto: T6642642
Classificação de conteúdo: seguro