PADRE LOUREIRO E O MENINO MIRRADO

________________________________________________

Recontando Contos Populares

Padre Loureiro tinha o costume de todo domingo de andar pelo sertão, montado em uma mulinha troncha vermelha, guarda sol aberto, a visitar os fiéis de sua paróquia. Certa vez, com muita sede, avistou uma cabana e dela se aproximou. Acercando-se da porta, chamou por alguém. Veio, então, um menino muito mirradinho.

— Boa tarde, meu filho! Você não teria aí uma aguinha aqui pro padre?

— Água tem não senhor, aqui tem um pote cheio de garapa de açúcar — respondeu o menino.

— Serve, vá buscar — pediu-lhe o padre.

E o menino trouxe a garapa dentro de uma cabaça. O padre bebeu bastante e o menino lhe ofereceu mais. Padre Loureiro ficou um tanto desconfiado, mas como estava com muita sede, aceitou.

Depois de beber, curioso, perguntou ao menino:

— Diga-me uma coisa, sua mãe não vai brigar com você por causa dessa garapa?

— Briga não senhor. Ela não quer mais essa garapa, tinha uma barata morta dentro do pote.

Surpreso e revoltado, o padre atirou a cabaça ao chão que se espatifou toda, em seguida exclamou:

— Moleque danado, por que não me avisou antes?

O menino olhou desesperado para o padre, e então disse em tom de lamento:

— Agora sim eu vou levar uma surra das grandes, o senhor acaba de quebrar a cabacinha da vovó fazer xixi! ®Sérgio.

Leia Também: (clique no link)

A Caçada.

O Padre, O Sacristão e O Caboclo.

O Roteiro do Padre Loureiro.

Seu Vigário e a Sopa de Pedra.

___________________________________

Se você encontrar erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 13/09/2007
Reeditado em 21/10/2013
Código do texto: T651096
Classificação de conteúdo: seguro