Entendedores de Deus

Depois de um dia exaustivo de trabalho, peguei o metrô (este lotado). Desci em uma estação de integração e fiquei na espera de outro que não tardaria a passar. Sentei-me na ponta de um banco que tinha três lugares. Veio uma senhora (tratamento de respeito, pois a mulher não era tão avançada em idade) e sentou-se na outra ponta. Ela carregava consigo uma bíblia e se pôs a ler. Em seguida o sistema de comunicação da estação avisou que havia uma interrupção no funcionamento dos trens e que por isso, o próximo trem iria atrasar. Em seguida veio um homem e sentou-se entre nós. Tinha a barba crescida, abriu uma mochila que carregava e dela tirou um alcorão e também se pôs a ler.

Em poucos minutos a mulher olhou várias vezes para o homem e reconheceu o que ele estava lendo. Parecia que algo naquele homem a incomodava. De repente, ela manifestou o que lhe incomodava: — O senhor sabe que o Deus verdadeiro é o Deus da Bíblia. — disse ela. O homem virou o olhar para ela e apenas disse: — Parabéns, a senhora revelou-me uma grande descoberta — disse com um tom irônico. Mas não quero conversa a respeito, apenas gostaria de dar continuidade à minha leitura, com licença. A mulher não se conteve.

— Aceite Jesus e será salvo tu e tua família. Não perca tempo lendo essas porcarias, o único livro de Deus é a bíblia, isso aí é coisa de satanás. O senhor não assiste televisão? Não vê o que passa nos jornais? Esse livro manda matar, estuprar...

O homem parecia não acreditar no que ouvia. Fechou o livro, estendeu a ela:

— Por gentileza, mostre-me onde estão essas coisas de quê me falas ou ao menos me diga a Surata que procurarei. A mulher replicou:

— Deus que me livre, isso aí tem é que ser queimado e proibido a leitura, nunca li uma página. Sigo o Deus verdadeiro...

— Então quer dizer que a senhora nunca leu o alcorão, mas sabe das coisas que estão escritas nele? — deu um sorriso apenas com o canto da boca. — Continuou: permita-me!? Pegou a bíblia da mulher e começou a ler para ela:

— "Não deixem viver a feiticeira. Todo aquele que tiver relações sexuais com animal terá que ser executado. Quem oferecer sacrifício a qualquer outro deus, e não unicamente ao Senhor, será destruído”. Êxodo 22:18-20. Parou a leitura, a mulher estava boquiaberta; — e para concluir — abriu outra passagem: "Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu? Como ousas dizer a teu irmão: Deixa-me tirar a palha do teu olho, quando tens uma trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão”. Mateus 7, 3-5.

Ao dizer isso, a mulher se levantou, pegou a bíblia e quando já ia se retirando, o homem disse:

— Não sei o que lhe levou a crer que sou mulçumano, mas para o seu governo sou professor de religião de educação básica. Apenas queria ler meu livro em paz, se creio em A ou B não devo dar satisfação a ninguém. Ah! Perdão pela grosseria de minha parte; estou, deveras, cansado! Outro dia quem sabe voltemos a conversar com mais calma. Só peço que se a senhora pudesse ler o corão antes, seria melhor.

Nesse momento chegou o trem, a mulher embarcou e o homem permaneceu com a sua leitura. Eu, peguei o próximo trem.