A MENINA DE DEDOS COLORIDOS

 
Quando a a prima de Índia entrou num curso de pintura de tecido ela pediu para ir junto. Lá ficou, sentadinha ao lado da prima , atenta aos ensinamentos da professora .Mas Joana ,sua prima não demonstrava nenhum interesse por artes em geral. Estava ali só pela vontade de sua mãe, aí dava o pincel para Índia pintar os panos de prato.
Em casa , Joana exibia a pintura como se fosse dela . A mãe , toda orgulhosa as exibia para o papai e amigas ,sem saber que quem realmente estava fazendo as aulas era Índia e ,que sua filha não tinha vocação para essa atividade.
A mãe só ficou sabendo do truque das duas meninas quando a professora a chamou e disse?
-Dona Rosa , sinto muito informar ,mas Joana não tem a mínima habilidade para pintura e, nenhum interesse pelas aulas. Ou melhor, ela finge que faz as atividades mas assim que me afasto para atender outra aluna ela passa o pincel para sua prima .a qual por sua vez demonstra muito interesse e vocação.
D. Rosa ficou muito chateada e tirou a filha do curso.
Quanto a Índia ,seus pais não podiam pagar as mensalidades ,ela deixou de frequentar as aulas. Mas Índia , já tinha alguma noção e não desistiu de pintar. Pensava , um dia papai vai poder pagar um bom curso e vou ser uma artista. Em casa continuou praticando e todos panos que encontrava pintava, depois passou para as telinhas que sua tia lhe comprava. Pintou o muro de casa , a parede de seu quarto. Pintava flores , árvores , animais e até rostos .
Os anos passaram , a menina precisava de dinheiro para comprar telas e tintas.Precisava .Começou a pintar telas em troca de materiais para uma papelaria e deixava os quadros em consignação. Com o lucro das vendas dos quadros comprava materiais e vendia outras telas , conseguindo aumentar sua renda.
A papelaria gostava de seu trabalho e lá ficou por dois anos. No último ano do segundo grau , India queria fazer a faculdade de Artes, precisava fazer um bom cursinho para entrar em uma Universidade Pública.. Os pais não podiam arcar com essas despesas , então a garota pensou ,pensou e concluiu que conseguir um emprego fixo seria a solução.
A jovem entregou muitos currículos mas as desculpas sempre eram as mesmas : não tinha experiência. Numa dessas buscas passou em frente de uma quitandinha com uma placa que dizia “vaga para vendedora.” Ela entra e diz:
-Eu me ofereço para essa vaga.
-O dono da quitanda riu. Ei menina ,você vai trabalhar nessa quitanda ,garanto que nunca trabalhou em nada . Sabe vender , selecionar frutas ,atender um freguês.?
-Claro que sei, desenho e pinto todos tipos de frutas e vendo quadros. As pessoas gostam muito. Mas agora preciso mais dinheiro para fazer minha matrícula no cursinho. O senhor vai ver , ainda vou ser reconhecida como uma pintora no Brasil inteiro.
Senhor , serei uma boa funcionária, vai aceita!
O homem riu novamente . Mas alguma coisa mexeu com ele ,então disse :
-Menina , vou aceitar você por uma semana ,mas se aprontar aqui,mando embora imediatamente .
Feliz ,Índia pegou o papel de embrulho e rabiscou a caricatura do velho dono da quitanda.
Escreveu embaixo.
Obrigada , o senhor é meu anjo.
No outro dia lá estava ela, de avental,um sorriso e pronta para atender a freguesia. No entanto o movimento não era tão bom, aí ela chegava até a porta e cantava(isso mesmo ,cantava, não gritava):
-Frutas e verduras fresquinhas , tomate vermelhinho. Entre , que aqui tem e preço bem baratinho.
Passada mais uma semana , na segunda-feira quando seu josé ,o quitandeiro foi abrir o estabelecimento , estranhou o tanto de gente esperando para comprar . Olhou a fachada toda pintada de frutas de várias espécies. Em destaque uma faixa dizia : QUITANDA DO SEU JOSÉ – A MAIS ALEGRE DA CIDADE .
Ela ficou quase um ano trabalhando na quitanda , conquistou uma freguesia considerável. As senhoras diziam: só compramos na quitanda da menina , ela atende muito bem.Seu José não ligava por ficar no segundo plano. Só dizia – Eita menina tinhosa.
Hoje , Índia já é formada a “ menina de dedos coloridos” como ele a chamava ,sempre que volta à pequena cidade vai visitá-lo, levando sempre um presentinho. Ele sorri feliz .
-Minha menina de dedos coloridos não esquece de mim.