É tu a pira!

Seu Onório era um dos pacientes do hospital psiquiátrico São Francisco de Assis. O hospital não contava com uma segurança muito reforçada, o que lhe rendia muitas fugas. Fugia porque gostava de ficar passeando na orla do rio que tinha na cidade. São Francisco de Assis ficava em uma cidade pequena, onde todos se conheciam, inclussive todos os pacientes do hospital eram conhecidos. As pessoas sabiam do comportamento de seu Onório, na maior parte do tempo — quando sob efeito dos remédios — era super tranquilo. Algumas vezes era recolhido na praça brincando com as crianças. Uma de suas brincadeiras favoritas era pira. Correr atrás de um dos participantes do grupo, e ao tocar dizer: — é tu a PIRA!

Em umas de suas fugas foi diretamente para a praça, em busca de encontrar alguma criança para poder brincar. Infelizmente não havia ninguém, todos estavam na igreja para o culto de acolhida do novo pastor que acabara de chegar na cidade.

O pastor estava todo empolgado falando ao público, quando de repente, todos notaram uma certa preocupação no pastor. Olharam para a porta da igreja, vinha seu Onório desesperado com as mãos estendidas para pegar o pastor. Sem saber o que fazer, o pastor sai correndo da igreja, seu Onório o persegue. Correram, correram, entraram em uma rua sem saída. O pastor cansado atira-se no chão pedindo clemência. Seu Onório se aproxima e radiante de alegria o toca dizendo empolgado: “É TU A PIRA!”