CONSELHOS DE VOVÓ

Numa região carregada de cachoeiras e muito verde,

Onde o vento rasteiro varria todas as tristezas e amarguras,

Vivia um jovem sonhador e desejoso de ser um homem proeza e feliz.

Numa bela tarde, ele subiu as escadas de madeira da casa de sua avó,

Sentou-se ao lado dela no alpendre de jacarandá,

Olhou profundo naqueles belos e encanecidos olhos e perguntou:

- Vovó, eu sou ainda um púbere e tenho muito desejo de ser um homem bem feliz.

O que a senhora diria para esse seu neto que tanto a ama?

- Oh, meu bom neto! Respondeu com voz meiga aquela senhora de oitenta e tantos anos.

- Senta aqui bem pertinho da vovó, olha comigo para aqueles montes onde o sol está se pondo e escute com vigilância o que vou lhe dizer:

O que me fez ser feliz nesta vida junto de seu avô Ferdinando,

Foi quando fiz da monotonia do trabalho quotidiano, uma dinâmica diária.

Quando fui afável com seu avô que era temperamental e ansioso.

Quando reconheci os meus desacertos e fui capaz de pedir clemência por eles.

Quando dei um abraço apertado, sem dizer nada, em quem passava momentos difíceis.

Quando acariciei as pessoas depressivas que estavam ao meu redor.

Quando encostei minha cabeça no tronco de uma árvore e reconheci minha pequenez.

Quando falei de um jeito plácida e serena com as crianças que estavam conectadas a mim.

Quando verdadeiramente silenciei diante dos erros dos outros e não os abandonei.

Quando olhei sem malícia para com todos os que vieram ao meu agrado.

Quando acordei em manhãs geladas ou quentes, chuvosas ou não e lembrei de agradecer ao Deus de amor o carisma da minha vida.

Quando vi em seu avô não outra metade, pois isso não existe, mas o que fazia a diferença no lar e me respeitava do jeito que eu sou e me amava gratuitamente.

Quando vi nos meus filhos o alvitre do grande companheirismo e amor que Deus colocou na minha trajetória que foi o seu avô.

É meu bom neto, viver é muito bom!

E quando se aprende a viver corretamente se torna melhor ainda.

Que Deus lhe abençoe meu amado neto.

Dos lábios do rapaz brotou um sorriso de quem aprendeu algo, ou surpreendeu com uma novidade inesquecível.

Ele deu um beijo suave no envelhecido rosto da avó e foi às pressas para a faculdade. Pois já era sem tempo.

É isso!

Acácio Nunes

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 19/04/2017
Reeditado em 19/04/2017
Código do texto: T5975078
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.