Viagem Além dá Imaginação

No velho barco das emoções, morava um senhor com o semblante cansado, barba branca. Entre uma remada e outra ele suspirava profundamente, como quem já tinha visto cada cenário por onde o velho barco passava.

Certa vez encontrou uma jovem cheia de sonhos, mas com muitos medos. Ele a convidou para uma viagem além da imaginação (naquela época o seu barco era forte com cheiro de tinta fresca). A jovem intrigada aceitou o convite, pois adorava uma aventura.

Eles começaram a viagem pelo passado da jovem. O velho senhor queria entender o porquê de tanto medo de ser feliz. Nesta volta ao passado encontram grandes desilusões e momentos difíceis, mas em nenhum momento a jovem se manifestava, apenas observava tudo, como uma telespectadora da própria história.

O senhor a questionou:

- Você se enxerga aqui?

- Não - disse a jovem.

Continuaram a viagem, passando por vários caminhos na vida da jovem. O senhor fazia a mesma pergunta, e sempre escutava a mesma resposta.

Então avançaram em direção ao futuro. Lugar no qual era tudo como a jovem tinha sonhado. Todas aquelas expectativas, a família, os amigos, o trabalho dos sonhos, mas a jovem não era mais tão jovem o cansaço no seu semblante era preocupante.

O velho fez a mesma pergunta a jovem, e ela respondeu a mesma coisa.

O barco deu meia volta, foi para o presente, onde a jovem vivia. Eles passaram por todos os lugares onde a jovem frequentava.

Então o senhor mais uma vez a questionou:

- Você se enxerga aqui?

- Sim - respondeu a jovem.

- Essa é a minha vida, é aqui que eu devo morar, o passado não importa mais e o futuro está muito longe. Este é o meu tempo, é aqui que devo ficar.

- Obrigada pela viagem além da imaginação.

- Por nada minha jovem, mas essa viagem tem um custo. Acalme-se! O valor é simbolico: custa apenas as suas tristezas. Deixa - as aqui comigo e siga seu caminho com a felicidade - falou o senhor de forma tranquila.

A jovem deu um sorriso e foi embora com a felicidade. Tinha acabado de aprender a maior lição da sua vida.

O senhor seguiu navegando com o seu barquinho, agora um pouco mais pesado.