O compadre americano

Sr. Juvenal, o fazendeiro do sertão, recebeu o telefonema que sempre quis,

era de seu compadre Josef, que um dia esteve no Brasil,

nossa! Este americano como amou o nosso querido país,

e foi entabulando conversa, os dois compadres tão distantes:

--- Compadre Juvenal, como vai esta terra tão bela e querida?

os brasileiros, pessoas amáveis, em cada canto se consegue um amigo,

portanto, amigo, preciso saber notícias daí e principalmente de sua vida!

--- Cumpadre Josef, que alegria eu estou sentindo de conversar contigo,

o povo aqui até que é bão, o que atrapalha muito são as injustiças,

cumpadre, o futuro aqui está meio incerto, pensar diferente não consigo,

--- mas porque, as autoridades aí estão indiferentes, não fazem justiças?

--- Com alguns pequenos fazem é injustiças, mas é nos grandes está o perigo,

os grandões roubam milhões, quando vão presos ficam por pouco tempo,

o dinheiro roubado, nem devolvidos são, aparece nitidamente os ladrões,

mas por serem poderosos vem o habeas corpus, saem depressa da prisão,

imagine, cumpadre, tem até juiz envolvido até o pescoço na corrupção,

parece que eles estão acima da lei, não podem julgar eles não,

--- Calma, compadre tenho a impressão que ainda vai dar jeito,

esta democracia, de seu país e do meu também não é perfeita não!

--- Cumpadre, aí pode ter defeito, mas vai pra cadeia mesmo um figurão,

e aqui no meu Brasil, na cadeia é que nunca fica nem um grandão,

já vi falar em ter greve de Juiz, agora no momento tem greve da polícia,

revoltas! É porque muita gente do governo ganha um dinheirão,

vem os aumentos pra muitos não dá nem para manter o pão,

cumpadre, sei que você é letrado, sabes bem mais do que eu,

um país mesmo tendo riquezas, não adianta nada se for mal governado,

e aí pode acontecer tantas revoltas, é este o meu medo danado!

Sossegue compadre, seu país é uma maravilha, sei disto e comprovei,

os brasileiros, povo inteligente, criativo e por todos no mundo invejado,

sr. Juvenal despede do compadre americano, completamente gratificado,

apesar de tanta corrupção, atrapalhando tantos melhoramentos aqui,

o compadre Josef o faz lembrar de que este Brasil ainda é muito amado!...

ANO 2007

2007, hein! Agora em 2017, sr. Juvenal recebe outro telefonema de seu compadre americano:

--- E aí compadre Juvenal, como vai o nosso Brasil?

Confesso que assustei, compadre, ao saber do tamanho da corrupção, um punhado de mandões enchendo os bolsos. Quantos políticos querendo até vender o Brasil, e esse povo tão bom!... vi também, que afastaram a presidente do poder, mas parece que ela não roubou com as próprias mãos, foi apenas conivente, aliás quantos presidentes não foi, não é? A notícia daí, cai como manchete esplendorosa aqui nesse imenso Estados Unidos. Agora quero saber da sua opinião, compadre Juvenal, debaixo dessa simplicidade eu sempre te considerei um grande analista.

--- Compadre Josef, quanta satisfação! Reparou que não estou falando mais cumpadre? Os meus filhos andam me corrigindo, nunca é tarde para aprender, até que estou aprendendo, procurando ler de tudo. Você falou que sou analista, analista nada, apenas tenho o meu modo de pensar, acerto algumas, erro em outras e assim vou indo.

Aqui no Brasil, as coisas ainda estão meio enroladas. Na mudança de governo no meu entender continua na mesma. O que se nota é que o combate à corrupção continua acirrado, mas parece que existe uma trava, sabe como é né, mexer com gente grande pode-se machucar, tem alguns grandões presos, outros não, entra a tal da burocracia provar como e porque. Quem pode ser punido e quem não pode. Houve até um pedido de anistia e um pedido de imunidade, já viu né, se passa, a corrupção aumentaria assustadoramente, pois estaria decidido que muitos grandes poderiam roubar. Tirar de quem? Lógico que é do bom povo brasileiro que dissestes no seu telefonema.

A coisa continua brava, agora é a revolução nos presídios, cada hora vemos a notícia de fugas de montões de marginais, pior do que isso dentro de algumas penitenciárias tem havido muitas mortes entre os presos. Não sei não se o nosso presidente Michel Temer vai aguentar a onda.

Mas espere aí compadre Josef, agora é sua vez de falar desse vibrante Estados Unidos, mudança de governo, o escolhido dará conta de dirigir um dos países mais importante do mundo? Esse Trump não parece meio bravo, encrenqueiro? Cá pra nós, no tempo de Obama os Estados Unidos parecia que estava num barco sereno...

--- Compadre Juvenal, você entende mesmo das coisas! Ainda fala que não é analista. Na minha opinião, compadre, o novo presidente vai dar certo. Daqui alguns anos vamos confirmar, mas se não der certo o povo pode tirara-lo do poder, vocês não tiraram a presidente, a moda pode pegar, rss... rs. Daqui uns tempos nós conversamos mais.

19/01/2017